O território brasileiro cresceu 72,2 quilômetros quadrados (km²) em 2022. O resultado é de uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicada nesta quarta-feira (29), no Rio de Janeiro. O domínio geral ajustou o país para 8. 510. 417,771 km².
Segundo o IBGE, a consolidação em território se deve à nova delimitação das fronteiras externas nos trechos Amazonas, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
O aperfeiçoamento, complementar ao IBGE, é derivado da verdade física dos rios da região e está alinhado com o conhecimento por meio das Comissões de Fronteiras do Ministério das Relações Exteriores.
O IBGE também publicou hoje mapas atualizados com as novas barreiras de 174 municípios brasileiros. As mudanças no departamento político-administrativo desses municípios ocorreram entre 1º de maio de 2021 e 31 de julho de 2022. O estado com maior número de ajustes nas barreiras municipais foi o Rio Grande do Sul (61 municípios), seguido por Pernambuco (50) e Paraná (47), Mato Grosso (seis), Maranhão e Rio Grande do Norte (três cada), além de Tocantins e Goiás (dois cada). Informações sobre as configurações podem ser encontradas no site do IBGE.