‘ purecookieDesc ” ” purecookieLink ‘
A Polícia Federal (PF) e o Tesouro Público introduziram (30) uma operação para reprimir o tráfico de drogas da América do Sul para a Europa.
A ação está em cumprimento a 17 mandados de prisão preventiva e 37 mandados de busca e apreensão de traficantes no Amazonas, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rondônia e Assunção, no Paraguai.
A operação também procedeu ao despejo de 87 imóveis, 173 veículos, uma aeronave, o bloqueio de contas bancárias vinculadas a 147 CPF e CNPJ, o bloqueio de 66 movimentações imobiliárias de 66 sociedades limitadas e a proibição de emissão de Guias de Trânsito Animal (GTA). através de 4 respondentes. Os movimentos visam descapitalizar a organização dos criminosos.
De acordo com a investigação, em dois anos, a organização transferiu 17 toneladas de medicamentos para a Europa, de duas gigantes da logística marítima sediadas nos portos de Rio Grande (RS) e Itajaí (SC). Da quantidade total de cocaína movimentada, 12 toneladas foram apreendidas por meio das autoridades.
A PF estima que, no período de investigação, a organização realizou transações ilícitas com valores de até R$ 3,85 bilhões.
Batizada de Sertão, a operação conta com o apoio da Agência de Cooperação Policial da União Europeia (Europol), da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) e da Procuradoria-Geral do Paraguai. As investigações começaram em março de 2021, com base em dados obtidos por meio da PF de que uma apreensão de 316 quilos de cocaína na cidade alemã de Hamburgo, em dezembro de 2020, possivelmente deixou o porto de Rio Grande.
“A investigação indicou que a droga produzida na Bolívia foi enviada ao Brasil por meio de um fornecedor paraguaio e entrou no país por meio de Ponta Porã (MS). A cocaína foi então transportada por caminhão para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e armazenada nas instalações da organização. empresas próprias ou em armazéns próximos aos portos de Rio Grande e Itajaí”, informou a PF.
De acordo com a polícia, as drogas foram inseridas em embarques normais com o conhecimento dos subcontratados, que possuem os embarques lícitos. Ao chegar ao continente europeu, a organização de compradores de cocaína roubou parte do carregamento normal contendo cocaína para distribuição em vários países da região.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Junte-se ao nosso WhatsApp e seja o primeiro a receber novidades do BNC Amazonas!
Após ser proclamada pelo prefeito “terra de silvinitas”, a cidade perdeu a luta contra os Autazes.
A Secretaria de Saúde do Amazonas elegeu vice-presidente do Conass.
O ebook traz em combinação colunas e artigos publicados na página online do BNC Amazonas que refletem o pensamento amazônico sobre esse momento ruim para o país.
A parlamentar bolsonarista justificou sua ausência do trabalho
CNPJ: 023. 745. 434/0001-16