Governos do Amazonas e do Sebrae realizam curso de beneficiamento de ossos e pescado em Rio Preto da Eva

Mais de 30 pessoas foram treinadas, incluindo piscicultores, donos de restaurantes, açougueiros e donas de casa.

O Governo do Amazonas, da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AM), ofereceu, de segunda (27/03) até a quarta sexta-feira (28/03), cursos sobre a extração de espinhas de peixe; e beneficiamento de pescado, subprodutos e gastronomia, no município de Rio Preto da Eva (57 quilômetros de Manaus).

Mais de 30 pessoas foram treinadas, bem como piscicultores, donos de restaurantes, açougueiros e donas de casa, para adquirir conhecimento, ganhar dinheiro e inspirar o comércio local.

Josmar Tuyuka, membro da Associação de Agricultores Familiares (Aspraf) da ZF 07B, uma das bolsistas do curso.

“Vim aqui para me qualificar, buscar sabedoria e compartilhá-la com os associados da Asparaf, ser informado de uma indústria e compartilhá-la com minha comunidade, porque trabalhamos como uma tarefa de processamento de pescado na Associação”, disse Josmar.

Calendário

Durante os 3 dias, além das técnicas de desossa e corte do tambaqui, eles também aprenderam a processar o peixe através do preparo de pratos como costela moqueca, lanches de costela, costela de tambaqui em tucupi com jambu, farofa muito picante com vísceras e tambaqui com carne picada, tambaqui com farinha de milho e ceviche de pirarucu, além de tambaqui e bodó chouriço, hambúrguer de peixe com tambaqui e bodó, almôndegas de bodó, entre outros.

“O apoio à feira dos aquicultores é essencial para inspirar e divulgar a atividade no concelho. Esse impulso tem se manifestado por meio da distribuição de alevinos, da disponibilidade de técnicos e engenheiros pesqueiros para o Idam atender os piscicultores”, afirma o secretário executivo interino de Pesca e Aquicultura da Sepror, Márcio Pinheiro, da Secretaria de Comunicação da Secretaria de Estado da Produção Rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *