Ministro norueguês visita Brasil para assumir o controle do Fundo Amazônia

Com Bruna Lima, Edoardo Ghirotto, Eduardo Barretto e Natália Portinari

18/03/2023 09:00, atualizado em 17/03/2023 17:38

O ministro norueguês do Clima e Meio Ambiente, Espen Barth Eide, viajará ao Brasil na próxima semana para informar sobre a aquisição do Fundo Amazônia. A Noruega é o maior doador do fundo ambiental que foi fechado sob Bolsonaro.

O Eide estará no Brasil entre quarta-feira (22/3) e sábado (25/3). O ministro norueguês se reunirá com autoridades, sociedade civil e povos indígenas. Três ministros se reunirão com Eide: Marina Silva, Meio Ambiente; Flávio Dino, da Justiça; e Sônia Guajajara, povos indígenas.

Eide acredita que a preservação de florestas tropicais, como a Amazônia, é a maneira mais eficaz de restringir o acúmulo de temperatura global. No governo Bolsonaro, o Fundo Amazônia foi esvaziado por decisões do Planalto que violaram o contrato de cooperação. No mesmo período, o desmatamento na Amazônia bateu recordes sucessivos.

Logo após a vitória de Lula com Jair Bolsonaro, em outubro passado, a Noruega anunciou que retomaria as transferências. Em 3 de janeiro, dois dias após a posse de Lula, a Noruega informou que o Brasil já colocaria em prática 3 bilhões de reais desse orçamento.

Em fevereiro deste ano, após uma assembleia com Joe Biden na Casa Branca, Lula e o presidente dos EUA. Autoridades dos EUA disseram em um forte de empresas que os EUAhaviam tomado a decisão de aderir ao Fundo Amazônia. O preço das doações ainda não está fechado. . Em seguida, Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, defendeu que a medida seja de pelo menos US$ 1 bilhão condizente com o ano. Mercadante fez isso durante uma assembleia com o assessor especial do governo dos EUA para o clima, John Kerry.

Você tem todas as notas e relatórios da coluna de hoje?Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para garantir que você não perca nada.

Projeto de Marielle Franco pede que Câmara Municipal do Rio coloque cartazes informando sobre os direitos das mulheres vítimas de violência sexual

Segurança privada do deputado Marcelo Dino (União Brasil-RJ) atirou em Alerj; Regimento proíbe o uso de armas

O CEO da Paper Excellence disse que a Eldorado Celulose, desafiada por meio de empresas, está “parada no tempo”; j

Em seu primeiro comício no Brasil, Bolsonaro se comportou como Bolsonaro e brincou com os deputados do PL.

Enquanto aguarda a nomeação de Lula, a Defensoria Pública Federal está no cargo desde janeiro; Entidade denuncia danos em serviços públicos

Todos os direitos reservados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *