A partir desta quinta-feira (30), Pernambuco terá fortalecido a vacinação de adolescentes contra o HPV. As escolas públicas de Pernambuco terão equipe de ginástica para vacinar idosos públicos com idades entre nove e 14 anos. A campanha, apelidada de “Dia M”, visa salvar o câncer cervical.
Além de ser vacinado contra o HPV, o aluno também pode atualizar a cartilha com as vacinas do calendário nacional fundamental.
Serão visitados 220 ônibus de 163 municípios do Estado para a campanha.
Como março é o Mês da Mulher, o “Dia M” tem como objetivo destacar a importância de vacinar meninas adolescentes contra o HPV, a principal causa de câncer cervical. Em Pernambuco, uma mulher em idade fértil morre todos os dias da doença, que é completamente evitável, graças à vacinação contra o papilomavírus humano e medidas preventivas ginecológicas.
Para a secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, a prioridade é garantir a política de vacinação de mais de 90%.
“No caso do Dia M, no que é o mês da mulher, precisamos mostrar a importância de vacinar meninas adolescentes contra o HPV, que faz com que tantas mulheres morram de câncer cervical. E a escola é um ambiente ideal, porque você coloca essas mulheres e crianças onde elas estão todos os dias”, disse o secretário.
De acordo com o governo de Pernambuco, as campanhas continuarão sendo realizadas com o formato de levar a vacina às escolas.
As ações já têm desde o início do ano, somente em janeiro e fevereiro, 36. 411 imunobiológicos foram aplicados a mulheres e crianças em Pernambuco – contando a primeira e a dose momentânea -.