Sedecti incentiva a expansão da produção de pitaya na Amazônia

A pitaya é uma nova faceta da produção rural que está surgindo em Manaus, com a qual o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), permitirá movimentos para a construção produtiva do Estado de forma incorporada a outros órgãos públicos.

 

Em assembleia realizada nesta terça-feira (28/03), entre a Sedecti, discutiram a Agência de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Afeam), a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e o dono do projeto Toca da Pitaya, Cleber Medeiros.

 

Essa parceria entre o governo do estado e a Toca da Pitaya permitirá que pequenos produtores rurais plantem, mantenham e distribuam a produção para abastecer o mercado interno, com o objetivo de que o Estado também transporte o produto para o resto do mundo.

 

“No ritmo em que a produção está se expandindo em Manaus e com o governo do estado, em um futuro muito próximo, a pitaya será um componente muito vital da economia do estado. É muito vital para nós diversificarmos nossos vetores econômicos e assim conseguirmos o que propusemos através do governador Wilson Lima, para o uso dos pequenos produtores”, disse o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico da Sedecti, Gustavo Igrejas.

 

Atualmente, a Toca da Pitaya conta com mais de 110 mil árvores frutíferas, destacando a cidade de Manaus como a maior produtora de Pitaya do Brasil. Segundo o empresário Cléber Medeiros, o círculo de familiares dos agricultores do Amazonas vai conseguir assistência técnica e destino para tudo o que for colhido. salienta que a procura é mais elevada e que é necessária a necessidade de expansão da produção.

 

“O governo do estado do Amazonas e o município de Manaus e o município de Rio Preto da Eva identificaram a pitaya como um produto amazônico e hoje já estão distribuindo mudas para a agricultura familiar sabendo que a produção desses pequenos fabricantes será comprada através da nossa rede. Pitaya tem vários benefícios que podem ser explorados de forma sustentável, tendo uma cadeia produtiva forte, sendo um maravilhoso representante da economia estadual”, enfatizou Cleber.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *