Borrazópolis: a capital do chocolate do Brasil

Borrazópolis, no interior do Paraná, é a capital nacional do chocolate, segundo levantamento realizado pela Geofusion, plataforma especializada em inteligência geográfica. com capita

O município, localizado a 360 km de Curitiba, possui nove lojas de departamento especializadas em chocolate para cerca de 6. 200 habitantes. Isso significa que há um status quo para cada 699 habitantes, garantindo a liderança do ranking. O município, localizado no Vale do Ivai, também tem sido a “rainha dos cafezais”.

A economia da cidade é baseada na agricultura, com ênfase no milho, trigo, frutas e legumes. A cidade possui uma expressiva diversidade cultural, resultado da colonização através de imigrantes japoneses, italianos, portugueses, espanhóis e ucranianos que começaram a chegar na década de 1940. .

O consumo moderado de chocolate ajuda a saúde. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Uma pesquisa pelos 10 municípios do Brasil com as maiores instituições de chocolate mostra várias surpresas. Embora Gramado (RS) seja identificada por lei como a “capital nacional do chocolate artesanal”, é a atual cidade com o maior número de garrafas por habitante no Brasil.

O município de Campos do Jordão (SP), referência em fábricas de chocolate, ocupa apenas o quarto lugar, enquanto Ilhéus (BA), líder mundial na produção de cacau, está mesmo entre os 10 municípios com maior número de lojas.

Descubra a classificação completa:

O número de retalhistas de chocolate comprometidos diminuiu mais de 7% nos últimos dois anos. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

O estudo também descobriu que a quantidade de chocolate caiu desde o início da pandemia. Nos últimos dois anos, 430 instituições fecharam devido à crise cambial e ao aumento dos insumos, de acordo com a Geofusion. O Brasil teve recentemente 5. 410 bomboneras, de acordo com a pesquisa.

Os preços das barras de chocolate e doces subiram 13% nos 12 meses até janeiro, superando a inflação de 11% em alimentos e bebidas medida por meio do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Estendido (CPIA).

Esta tampa pode ter um efeito sobre o consumo de chocolate. Embora a indústria preveja um número recorde de lançamentos, com 163 novos produtos representando mais de um terço do portfólio, as vendas no setor devem aumentar apenas 2,8%, para R$ 2,5 bilhões, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Para enviar uma sugestão, você deseja anexar ao seu Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *