Ministério da Cultura cria projeto para reformar equipamentos culturais no Rio

Subscreva a nossa newsletter

A “Cultura do Trabalho” é o novo compromisso da Prefeitura do Rio de Janeiro de revitalizar e requalificar os equipamentos culturais da cidade. A Secretaria Municipal de Cultura, sob o comando de Marcelo Calero (PSD), ficará à frente da comissão que terá sua sede na construção onde a RioFilme atua, em Laranjeiras, na zona sul.

Até o momento, o governo municipal contratou vários profissionais com a experiência necessária para este trabalho. Entre eles: cinco arquitetos, dez cadistas e 3 especialistas. Os profissionais começam a trabalhar, a partir desta quarta-feira (29), na reforma de pelo menos 25 dos 56 equipamentos mantidos por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Entre eles está o Espaço Cultural Sérgio Porto, em Humaitá, que passará por mudanças estruturais vitais, como a estrutura de um novo saguão de frente para a Rua Humaitá. A unidade é um precedente para a Câmara Municipal, já que Sérgio Marcus Rangel Porto, mais conhecido sob o pseudônimo de Stanislaw Ponte Preta, completaria cem anos em 2023. Extremamente talentoso, Sérgio Porto é colunista, escritor, apresentador, comentarista, dramaturgo, jornalista, compositor de palhaçaria.

A Secretaria de Cultura destacou que os equipamentos culturais, como as bibliotecas de bairro, são a porta de entrada de jovens e adultos para a vida cultural.

“Os bens culturais são as UPAs da alma”, segundo o mestre Amir Haddad. Em 2015, na outra gestão do prefeito Eduardo Paes (PSD), tivemos um apelo muito forte do setor cultural para renovar o componente do nosso patrimônio cultural. Amenidades. Às vezes, uma biblioteca comunitária é o primeiro ponto de acesso à cena cultural. Por isso, é vital que esses espaços sejam bem montados e modernizados”, disse Marcelo Calero, acrescentando que a Sala Baden Powell, em Copacabana; e o Teatro Ipanema, localizado na zona sul do Rio, também estão na lista de conjuntos que serão alvo de intervenções públicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *