38% das empresas têm negócios no estado, segundo pesquisa do Sebrae
Pesquisa realizada por meio do Sebrae, com base na Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar Contínua (PNADC), por meio do IBGE, no 3º trimestre do ano passado, destaca que o Rio de Janeiro, juntamente com o Ceará, são os estados com proporção de mulheres marqueteiras no país. Atualmente, 38% das mulheres administram seus negócios no estado. Em contrapartida, a média nacional é de 34,4%. Cinquenta e três, em linha com as cem mulheres marqueteiras do Rio de Janeiro, são chefes de família.
“O empreendedorismo é uma reação à busca por autonomia, propósito e geração de renda, empoderando cada vez mais mulheres em nossa sociedade”, afirma Carla Panisset, coordenadora de empreendedorismo social do Sebrae Rio.
91% dos proprietários de pequenas empresas no Rio de Janeiro são autônomos. Nove por cento são empregadores, e a maioria tem entre 1 e cinco funcionários. Eles têm mais educação. No Rio de Janeiro, 33% das mulheres profissionais de marketing concluíram o ensino superior.
“As empresas lideradas por mulheres são menos competitivas, estão em setores menos experientes em tecnologia e ganham menos. Eles também têm mais dificuldade em obter crédito para seus negócios, apesar dos pagamentos únicos, as taxas de juros são muito mais altas do que as dos homens. As mulheres têm turnos duplos ou triplos, passam menos tempo na sua empresa. Isso faz com que a rotatividade diminua, mesmo que eles tenham mais educação”, acrescenta Carla.
O estado do Rio tem mais de 941 mil mulheres empreendedoras, representando 9,1% dos negócios consistentes do país. Atrás de São Paulo com mais de 2,4 milhões (23,9%) e Minas Gerais com mais de 980 mil (9,5%).
Sebrae Delas
Com o objetivo de impulsionar negócios liderados por mulheres, o Sebrae criou o programa Sebrae Delas. Empresários do estado do Rio de Janeiro podem se inscrever até o dia 8 de abril no link: https://sites. rj. sebrae. com. br/inscricao/ sebraedelas. No total, são duzentas vagas espalhadas por todo o estado e o Sebrae Rio dá um subsídio de até 90%. Podem participar microempreendedores individuais, que pagam R$ 150,00 com subsídio, e micro ou pequenos empresários, que pagam R$ 350,00 com bolsa de estudos. O valor é único, pode ser pago até 12 vezes e o programa tem duração de sete meses.
O percurso educativo do Sebrae Delas inclui encontros presenciais e online, recomendações sobre finanças e crédito, mentoria individual especializada, voltada para a profissão de cada empreendedor, ciclo de inovação aberta, sessão de negócios e redes.
Por Ascom Sebrae Rio