O território do Brasil se expande em km² com o recálculo das fronteiras

Dólar

euro

A construção parte da realidade física dos rios nas regiões de fronteira

O território brasileiro cresceu 72,2 quilômetros quadrados (km²) em 2022. O resultado é retirado de uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicada no Rio de Janeiro. Ele ajustou o domínio total do país para 8. 510. 417,771 km².

Segundo o IBGE, a consolidação em território se deve à nova delimitação das fronteiras externas nos trechos Amazonas, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O aperfeiçoamento, complementar ao IBGE, é derivado da verdade física dos rios da região e está alinhado com o conhecimento por meio das Comissões de Fronteiras do Ministério das Relações Exteriores.

Condados

O IBGE também publicou hoje mapas atualizados com as novas barreiras de 174 municípios brasileiros. As mudanças nas barreiras político-administrativas desses municípios ocorreram entre 1º de maio de 2021 e 31 de julho de 2022.

De acordo com o instituto, as atualizações resultam da publicação de novas leis, decisões judiciais e relatórios/pareceres técnicos elaborados por meio dos órgãos estaduais responsáveis pelo departamento político-administrativo do Estado e transmitidos ao IBGE.

O estado com maior número de ajustes nas barreiras municipais é o Rio Grande do Sul (61 municípios), seguido por Pernambuco (50) e Paraná (47).

Também houve ajustes em Mato Grosso (seis), Maranhão e Rio Grande do Norte (três cada), além de Tocantins e Goiás (dois cada). Informações sobre as configurações estão disponíveis no site do IBGE.

Pesquisa analisa o efeito das novas tecnologias na segurança

A empresa foi acusada de reter informações sobre a segurança de barragens.

O primeiro pagamento feito aos municípios na última quarta-feira

Trabalhador da SAAE mata colega após briga

Motorista morre e outras seis pessoas ficam feridas em colisão SP-215

Trabalhador da SAAE que matou colega procurado pela polícia

Torpedos

Torpedos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *