A Conmebol publicou a tabela detalhada da Copa Sul-Americana após o sorteio que explicou as equipes do festival na primeira fase. O SBT, dono dos direitos de transmissão do festival pela televisão aberta, escolheu apenas as partidas de Santos e São Paulo para serem transmitidas no palco organizador. A resolução da rádio paulista tem gerado desconforto entre algumas afiliadas. Os dados são do jornalista Gabriel Vaquer, da página online ‘Notícias da TV’.
Das seis vezes que foi autorizado a decidir na primeira fase da Sul-Americana, o SBT levou 3 em São Paulo e mais 3 em Santos. Com a escolha da emissora, clubes como Botafogo e Fortaleza foram “ignorados” pela televisão aberta. O estágio organizacional.
De acordo com a publicação, a equipe do SBT Rio foi a última constrangida com a decisão. A subsidiária carioca esperava pelo menos um reajuste do Botafogo como forma de impulsionar o projeto esportivo do clube. Além disso, há também a justificativa de que Glorioso tem uma torcida mais distribuída do que o Santos, por exemplo.
O descontentamento com a resolução do SBT foi sentido até mesmo por meio da apresentadora Fernanda Maia, que dirige o SBT Sports Rio. Torcedor declarado do Botafogo, o jornalista ganhou mensagens de torcedores insatisfeitos com a falta de partidas de Glorioso na TV aberta. A preferência pelo confronto contra a LDU, do Equador, considerada a mais poderosa do grupo, será transmitida pela emissora.
A TV Jangadeiro, subsidiária do SBT Ceará, também dificultou possíveis opções do SBT na Sul-Americana. De acordo com o ‘Notícias da TV’, a comoção ocorreu por dois motivos. A primeira é a fase existente da Fortaleza de Juan Pablo Vojvoda, que até chamou a atenção de entusiastas do eixo Rio-São Paulo.
Além disso, a outra explicação de por que a agitação tem a ver com o público. A capital cearense, por exemplo, ganha os ratings mais produtivos do Brasil para o SBT. Ou seja, ter jogos de Fortaleza seria definitivamente uma forma de prestigiar a região.
Por fim, além de São Paulo, Santos, Botafogo e Fortaleza, outras 3 equipes brasileiras disputarão a América do Sul em 2023. São eles: América-MG, Goiás e Red Bull Bragantino.