Mato Grosso do Sul gerou 5. 688 funcionários com carteira assinada em fevereiro. Nos últimos 12 meses, o estado gerou cerca de 39. 057 empregos formais. Dos 79 municípios, Ribas do Rio Pardo gerou o máximo de oportunidades nos primeiros meses de 2023, com 2. 717 vagas. Somente na estrutura da Suzano, em Ribas do Rio Pardo, mais de 8 mil pessoas trabalham na estrutura da indústria de celulose.
O conhecimento provém da Carta do Mercado de Trabalho de Curta Duração, elaborada através da Coordenação de Estatística e Economia da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), na Pesquisa Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego.
De acordo com o secretário do Semadesc, Jaime Verruck, há cerca de 20 mil vagas no estado que não foram preenchidas por falta de trabalho. pessoas que hoje não podem entrar no mercado de trabalho duro”.
Mato Grosso do Sul é um dos estados com menor taxa de desemprego. Atualmente, 3,3% da população economicamente ativa está desempregada, segundo o conhecimento da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia). e Estatística).
Oportunidades – Os setores que geram o máximo de tarefas são (1. 839 tarefas), agricultura (1. 653 tarefas) e estrutura (1. 567 tarefas). Nos últimos 12 meses, indústria e setores tiveram um saldo de 7. 935 e 13. 631 tarefas vagas, respectivamente.
O secretário acredita que o setor de estruturas civis será estimulado na parte do ano em que o programa Minha Casa, Minha Vida for retomado do governo federal. “A indústria de estruturas mostrou sua força e capacidade de resposta nos últimos meses. Isso se deve aos investimentos que estão sendo posicionados no estado, basicamente industriais, mas também residenciais, na área de apartamentos”.
O setor agropecuário se destacou em fevereiro pelo início da safra da soja, quando é contratado o maior número de pessoas. Agora, o chefe da carteira destaca que outras atividades do setor são lançadas e geram mais oportunidades.
Segundo Verruck, o setor agroflorestal é um gerador vital de emprego, basicamente nos municípios de Inocência, Água Clara, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo e Três Lagoas. Todas as empresas deste setor investem em plantações de eucalipto. por muita mão de obra. “