Casos de tuberculose aumentam até 27,3% em Mato Grosso do Sul

Diante do aumento do número de casos de tuberculose em todo o país, o Ministério da Saúde lançou, nesta sexta-feira (24), uma cruzada nacional contra a tuberculose.

Segundo o conhecimento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), no ano passado Mato Grosso do Sul registrou 1. 482 novos casos da doença, número que representa um acúmulo de 27,3% até 2021, ano em que o estado registrou 1. 164 novos casos.

Em nota, a SES informa que o Estado tem avançado na política de combate à doença, mas ressalta que as academias devem ter interação nos movimentos de combate à tuberculose.

“É vital que as academias estejam profundamente comprometidas com a vigilância, o atendimento ao paciente, o diagnóstico precoce, o remédio oportuno para o paciente e a expansão do remédio preventivo. Além de outras ações preventivas, como a vacina BCG”, disse.

Na capital, o aumento no número de casos foi de 21,1%. Em 2021, foram registrados 439 casos e 37 mortes; em 2022, o número de casos aumentou para 532 e 38 óbitos foram registrados, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Sesau lembra ainda que a prevenção pode ser feita por meio da vacina BCG, para aplicação no primeiro mês de vida da criança, mas que pode ser implementada em até quatro anos.

“A vacina reduz as chances de surgirem burocracias de doenças graves, como a meningite tuberculosa, não eficazes contra a tuberculose pulmonar”, disse ele.

De acordo com o processo, 13. 769 doses da vacina BCG foram implementadas em Campo Grande em 2022, o que corresponde a 105,71% da população até um ano no município. Em 2021, essa política foi implementada em 101,32%, com 14. 225 doses implementadas.

“Este número de política que ultrapassa os cem por cento deve-se ao facto de haver muitos jovens que aqui nascem e são vacinados, vivem em comunas do interior, o que pode levar a uma política que não corresponde totalmente à realidade local”, disse. Adiciona. .

Em 2022, o Brasil registrou 78 mil novos casos da doença, um aumento de 4,9% até 2021. A pesquisa, publicada pelo Ministério da Saúde, também mostra que, em 2021, o país registrou um número recorde de mortes pela doença. – 5. 000 no total, o maior número conhecido nos últimos dez anos.

De acordo com o dossiê, a tuberculose é a doença infecciosa mais mortal do momento no mundo, apenas a Covid-19. A transmissão ocorre pela via respiratória, através da eliminação de aerossóis produzidos ao tossir, falar ou espirrar em um usuário com tuberculose ativa.

A doença basicamente tem efeitos sobre os pulmões, embora possa ter efeitos sobre outros órgãos e / ou sistemas. A forma extrapulmonar, que tem efeitos sobre outros órgãos, ocorre mais em outras pessoas com HIV, especialmente aquelas com sistemas imunológicos enfraquecidos.

Em todo o mundo, cerca de 10 milhões de pessoas contraem TB a cada ano. A doença é responsável por mais de um milhão de mortes por ano.

Os exames diagnósticos para tuberculose são apresentados gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde. A medida é essencial para a detecção de novos casos e para o controle da doença.

Pessoas com sintomas da doença chegam a uma unidade de condicionamento físico para avaliação e exame. Também é fundamental que os contatos mais próximos de um usuário que testa positivo para TB sejam testados, pois a transmissão da doença ocorre pelo ar.

O tratamento para a tuberculose merece ser iniciado o mais rapidamente possível após um resultado de teste positivo. A doença é curável quando o remédio é realizado corretamente e até o fim.

 

O Domingo de Ramos, celebrado neste domingo (2), marca o início da Semana Santa na Igreja Católica, que celebra a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

As celebrações começaram pela manhã e continuam até a noite em algumas comunidades, com procissões e missas com a bênção de buquês em usuário e online, com transmissões nas redes sociais.

Na Igreja Católica, comemoração litúrgica da entrada de Jesus Cristo em Jerusalém.

O domingo é assim chamado porque outras pessoas cortam galhos de árvores, galhos e folhas de palmeira para cobrir o chão onde Jesus subiu em um jumento e, com as folhas em suas mãos, aplaudiu Jesus.

Ao longo desta semana, a aventura de Jesus católicos rumo à Ressurreição do Domingo de Páscoa.

No Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, eles foram realizados pela manhã e à noite haverá às 18h. e 20:00 horas, tudo com a bênção dos buquês.

No programa da Semana Santa estão previstas várias festas e atividades de aniversário, como a Vigília e Adoração, a festa de aniversário da Paixão do Senhor, a festa de aniversário penitencial, a Via Sacra com o Cântico do Perdão, a Santa Missa da Ceia do Senhor (popularmente conhecida como Pés de Lava) e a Missa Pascal e cantata.

O Santuário também fará transmissões ao vivo para que os fiéis possam acompanhar alguns dias de celebração do aniversário da Páscoa.

Além do Santuário, este ano terá lugar no Centro Comercial Bosque dos Ipês a 2ª edição da Encenação da Cruz.

A Paixão de Cristo acontecerá às 19h30, na Bosque Expo, e a frente será de 1 quilo de alimentos não perecíveis.

Confira o calendário de celebrações do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro:

Domingo de Ramos (2)

18:00 h: Santa Missa e procissão das palmeiras

20h: Missa e procissão das palmeiras

Segunda-feira (3)

8h30 às 10h30 e 14h00 às 16h30: Confissão

19h: Celebração das Sete Dores da Virgem Maria e Santa Missa

Terça-feira (4)

Quarta-feira (5)

6h, 12h e 21h: Missa

6h às 18h: Confissão e Novena

Quinta-feira Santa (6)

9h: Missa dos Santos Óleos, na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Abadia e Santo Antônio de Pádua

19 h: Santa Missa da Ceia do Senhor

21:00 às 23:00: Adoração do Santíssimo Sacramento

Sexta-feira Santa (7)

6h às 18h: Adoração ao Santíssimo Sacramento

15:00: Celebração da Paixão do Senhor

16: 30 horas: Veneração de Cristo

19 h: Procissão da Via Sacra e Canto del Perdón

Sábado Santo (8)

19: 00 horas: Missa da Vigília Pascal da Ressurreição do Senhor

Domingo de Páscoa (9)

7h, 10h, 16h e 18h e 20h: Missa

19 h: Cantata de Páscoa

A Semana Santa celebra a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e começa no Domingo de Ramos e termina com a ressurreição de Jesus no Domingo de Páscoa.

Na Igreja Católica, o Tríduo Pascal terá início na Quinta-Feira Santa (6), lembrando a Última Ceia de Jesus com seus discípulos, quando ele anuncia que será morto.

Na Sexta-feira Santa (7) Jesus é crucificado. Motivo de luto, é o único dia do ano em que se celebra a Missa, apenas a festa de aniversário do falecido é celebrada com a Celebração da Paixão do Senhor, às 15h.

No sábado (8) é celebrada a missa solene da Vigília Pascal da Ressurreição.

A Semana Santa termina com o Domingo de Páscoa (9), o dia em que Jesus ressuscitou.

A Semana Santa “passa” da morte para a vida.

Até o próximo domingo (9), as famílias da capital mato-grossense do Sul poderão desfrutar do clima festivo sazonal na “Cidade da Páscoa” que, segundo o prefeito, tira de Altos da Afonso o clima festivo que até então era apenas Natal.

“Começamos pequenos, né? Esta é a primeira Semana Santa que vamos fazer e começa no menor tamanho, com vários patrocinadores nos ajudando, e depois criamos um calendário constante nessa área que agora também vamos chamar, para não nos tornarmos uma ‘cidade natal'”, disse a prefeita, Adriane Lopes.

De acordo com a prefeitura, a exceção será a Sexta-Feira Santa (7), onde as atividades darão lugar a uma encenação de “A Paixão de Cristo”.

No entanto, com o MS Senai, haverá uma oficina de ovos no carrinho de atividades, voltada para maiores de 16 anos e jovens de 8 a 12 anos.

De acordo com o executivo, as oficinas visam ampliar habilidades semelhantes ao processo de produção de ovos de Páscoa, com noções fundamentais de práticas de higiene na manipulação de alimentos e até mesmo conteúdo sobre controle, precificação e vendas.

A oficina infantil de duas horas acontece apenas nos finais de semana, enquanto os adultos estão programados todos os dias, até 9 de abril.

Este espaço, comprometido com o Natal, agora abriga a Torre do Coelho, com uma decoração especial, além do já mencionado City Tour.

Após a sorte do Natal, os desfiles clássicos retomam o tema da Semana Santa, com diversos personagens e a fanfarra do Sesc.

“Será uma semana de celebrações, a Semana Santa é para a família, mas depois haverá ocasiões no ano, para que possamos utilizar este espaço, que é nosso, agora de forma permanente”, conclui Adriane Lopes.

Para atrair o público, exposições regionais também são organizadas todos os dias do evento.

A organização On The Road (2), Juci Ibanez (3), Chicão Castro (4), Karla Coronel (5), Carlos Colman (6), Control A (8) se apresentarão na Cidade da Páscoa.

No encerramento, no domingo de Páscoa, o cantor gospel Fernandinho será a atração.

No local há uma praça de alimentação, que conta com mais de 11 outras opções gastronômicas com hambúrgueres, pizzas, sanduíches, carreteiro de arroz, batatas recheadas, kebabs, soba e outros, com custos de R$ 6.

Todas as atrações são gratuitas.

Subscrever o e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *