Elci Holsbach, SAD
Dia 28/03/2023 às 18h27 • Atualizado em 28/03/2023 às 17h42.
O prazo para a realização do Censo Previdenciário de servidores públicos, aposentados e aposentados da ativa termina em 30 dias. As rematrículas obrigatórias começam em 9 de janeiro e terminam em 28 de abril de 2023.
Até o momento, cerca de 42% dos 72. 835. 000 servidores públicos enviaram conhecimento para a Ageprev (Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul), a plataforma censitária, que se posiciona pela primeira vez em formato híbrido, ou seja, online e presencial. Face para públicos expressos, como aposentados ou outros que precisam de orientação.
“O censo é obrigatório, de acordo com uma lei federal, que estabelece que a cada cinco anos é obrigatório atualizar as informações do servidor. Com foco na ação inclusiva, virtual e verde, o governo estadual modernizou o método de recadastramento do conhecimento, que este ano está sendo posicionado online, por meio do site do censo. Isso garante maior proteção do conhecimento, agilidade e poder de processo. por telefone e WhatsApp, seu compromisso com o servidor”, afirma a secretária de Administração, Ana Carolina Nardes.
Com grupos comprometidos com a orientação, a SAD (Secretaria Administrativa), por meio da Ageprev, capacitou profissionais de todos os setores de Recursos Humanos do Executivo Estadual e concluiu alianças com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Sul, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, o Tribunal de Contas do Estado e a Secretaria de Estado da Educação, que possuem divulgadores de dados e estabeleceram bases assistenciais para o censo previdenciário em suas instalações.
O serviço de celular atende a partir dos municípios de Três Lagoas, Corumbá, Naviraí, Ponta Porã, Coxim, Jardim, Dourados e Nova Andradina.
“Apesar de ser um sistema inegável e eficaz, vários documentos são solicitados e a recomendação é não realizar o censo próximo do prazo. Em caso de dificuldade, a equipe da Ageprev disponibiliza canais de atenção no processo. É vital que o público-alvo não pare de regravar os dados. A não atualização dos dados pode resultar em suspensão do serviço”, diz o secretário.
Quem terá que realizar o censo
A atualização do cadastro é obrigatória para o seguinte público: segurados, beneficiários, aposentados e aposentados dos órgãos, autarquias e fundações do Poder Executivo, dos Poderes Legislativo e Judiciário, do Ministério Público, do Tribunal de Contas e do Poder Público. Ouvidoria perante a RPPS/MS (Sistema Individual de Previdência Social); Militares do Estado, pessoal da ativa, reservistas remunerados, aposentados, dependentes e aposentados vinculados ao SPSM/MS (Sistema Militar de Proteção Social) e agentes da ativa que sejam designados, em autorização para exercer, em designação de exercício, a qualquer título, qualquer que seja o destino, dispensados, ausentes ou que, por qualquer motivo, estejam ausentes de suas atividades.
Como fazer o censo
Para garantir a efetividade e agilidade do recadastramento, bem como em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), o Censo Previdenciário deve ser realizado, preferencialmente online, por meio do site: www. censo. ms. govArraybr. In este portal encontrará toda a informação, documentação obrigatória e comandos passo-a-passo para enviar conhecimento de uma forma inegável e segura. A era de atualização de registros se encerra em 28 de abril de 2023.
Em caso de dúvidas pode ligar para (67) 4042-1007 ou WhatsApp (67) 99630-7481.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e constituem a opinião deste site.
[email protected] (67) 3441-nine363 (67) nine nine61nine-3nineninenine