SES-EM,
Dia 28/03/2023 às 07h50 • Atualizado em 28/03/2023 às 07h53
A SES (Secretaria de Estado da Saúde) planeja vacinar contra a gripe em Mato Grosso do Sul. Todos os 79 municípios podem iniciar a vacinação contra a gripe a partir desta terça-feira (28). O Ministério da Saúde enviou a primeira remessa com 92 mil doses da vacina para Mato Grosso do Sul. Oficialmente, a 25ª Cruzada Nacional de Vacinação contra a Gripe começa em 10 de abril.
De acordo com a coordenadora estadual de vigilância epidemiológica da SES, Ana Paula Rezende de Oliveira Goldfinger, para este ano, o Ministério da Saúde abriu a vacinação para todos os públicos. “A resolução de entregar essas vacinas se deve à chegada do outono e também ao acúmulo de casos de SRAG – doenças respiratórias. Então, temos que antecipar a vacinação no nosso estado”.
Paula destaca ainda que a SES já começou a entregar vacinas. “Estamos prestes a entregar esta primeira remessa de 92 mil doses. Até o momento, 38 municípios já retiraram a vacina e estão em condições de começar nesta terça-feira (28). Quem ainda não retirou a vacina pode acionar o Ceve (Coordenação Estadual de Vigilância Epidemiológica) para retirar a vacina até a próxima sexta-feira (31)”.
Sobre a gripe
O período de incubação dos vírus influenza é tipicamente de dois dias, variando de um a quatro dias. Os sintomas e sintomas da doença são altamente variáveis, desde infecção assintomática até formas graves. Situações graves ocorrem mais em outras pessoas com pontos de ameaça ou situações de cefaléia infecciosa, bebês no primeiro ano de vida e crianças de 6 meses a menos de 6 anos de idade, gestantes, outras pessoas com mais de 60 anos e outras pessoas com doenças crônicas doenças não transmissíveis e outras condições médicas expressas.
A transmissão ocorre principalmente de usuário para usuário, através de gotículas respiratórias produzidas pela tosse, espirros ou falar sobre um usuário inflamado para um usuário vulnerável. A doença semelhante à gripe (ILS) é caracterizada pelo início súbito de febre, dor de cabeça, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e cansaço. A febre é o sintoma vital máximo e dura cerca de 3 dias. Os sintomas respiratórios, como tosse e outros, tornam-se mais aparentes à medida que a doença progride e persistem regularmente 3 a 5 dias após a febre desaparecer. Casos graves máximos, há dificuldades respiratórias regularmente e a hospitalização é necessária. Em condições em que os casos pioram, eles podem progredir para síndrome respiratória aguda grave (SARS) ou até mesmo a morte.
A gripe é uma infecção viral aguda que afeta a fórmula respiratória e é altamente transmissível. A estratégia de vacinação contra influenza foi incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o objetivo de reduzir internações, cefaleias e óbitos na população-alvo. A vacinação contra a gripe minimiza a carga e previne dores de cabeça de doenças durante todo o ano, reduzindo os sintomas em grupos de precedência e reduzindo a carga sobre os serviços de fitness. Os sintomas podem ser semelhantes aos da covid-19.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e constituem a opinião deste site.
[email protected] (67) 3441-nine363 (67) nine nine61nine-3nineninenine