Turismo brasileiro: 2 municípios de Santa Catarina estão entre os destinos do Brasil

De 0 a 10, como você avalia os destinos para os quais viajou em 2022?É por meio de uma avaliação como essa que o site “Melhores Destinos” classificou os municípios com os boletins turísticos mais produtivos do Brasil.

A pesquisa é nacional e respondeu a quase 15. 000 pessoas a mais que citaram e classificaram 90 destinos em todo o país. Desse total, as cidades catarinenses de Pomerode e Urubici estão no “top 10” do turismo nacional.

A pesquisa pediu aos leitores que classificassem cinco perguntas de 0 a 10 em cada um de seus destinos: lucratividade, atratividade, capacidade de resposta/simpatia, gastronomia e segurança.

Cada jogador só pode votar uma vez para cada destino, para que o resultado seja confiável. O objetivo do prêmio é promover os destinos turísticos mais produtivos e não os mais famosos, de acordo com as opiniões dos próprios viajantes.

No último ranking, Pomerode de Santa Catarina, na região turística do Vale Europeu, obteve o 8º lugar, com pontuação de 8,57 pontos. Na última edição do prêmio, Pomerode quase entrou no ranking, alcançando o 11º lugar.

Em 2023, a pontuação do público inteligente mostrou e colocou a maior cidade alemã do Brasil na lista. O município serrano de Urubici fechou a lista dos “top 10” na 10ª posição do turismo nacional, com 8,55 pontos.

Nesta 4ª edição do prêmio, a grande campeã é a região da Chapada Diamantina, na Bahia. O pódio dos 3 mais sensíveis também inclui Alter do Chão, no Pará, e Diamantina, em Minas Gerais. A lista dos destinos mais produtivos para o turismo brasileiro completa os Lençóis Maranhenses, Jalapão, João Pessoa, Península de Maraú, Pomerode, Tiradentes e Urubici.

Descubra as classificações que Pomerode e Urubici conquistaram no detalhamento da avaliação e os principais atrativos de Santa Catarina no “top 10” do turismo nacional.

Petite Pomerode é uma cidade de até 35 mil habitantes no médio vale do Itajaí, ao lado de Blumenau e a 175 quilômetros de Florianópolis. Conhecida como a cidade alemã máxima do Brasil, é um componente da região turística do Vale Europeu, juntamente com outros municípios que tiveram uma forte presença de imigração europeia.

O encanto turístico de Pomerode é o deleite de conhecer um lugar onde casas centenárias em enxaimel são preservadas, onde um modo de vida mais comunitário ainda é preservado em parte, onde cucas feitas em fornos a lenha, melaço produzido em panelas gigantes, biscoitos de Natal, artesanato em madeira, porcelana.

Tudo isto, enquadrado numa paisagem rural, confere à festa de Pomerode um ambiente bucólico, de grande beleza e aconchego, que a tornou famosa. Outra grande qualidade do município é a segurança. É também o elemento que recebeu a pontuação (9,62) entre os viajantes que valorizaram a localidade como um componente do prêmio Melhores Destinos. O que mostra que além de todos os encantos, visitando Pomerode você vai se sentir seguro.

Roteiros turísticos

Apesar de ser uma cidade pequena, o turismo é forte e muito bem estruturado, trazendo novidades aos visitantes. O município possui 4 rotas turísticas, que levam os visitantes a propriedades, museus, fábricas e massas de história.

A mais produtiva delas é a Estrada Enxaimel, que tem o maior número de casas construídas com essa estratégia fora da Alemanha. A liderança é tão proeminente e vital que em 2021 ganhou um selo da Organização das Nações Unidas (ONU) que reconhece posicionar-se como uma das pessoas mais produtivas para parar em todo o mundo.

Localizada no distrito de Testo Alto, cercada por vegetação, a trilha tem 16 quilômetros de extensão e pode ser percorrida de carro, moto ou a pé. Guias locais. Entre as 50 casas de enxaimel tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), algumas possuem belos e bem cuidados jardins.

Em alguns deles existem lojas de departamento que vendem doces, biscoitos, conservas e outros produtos locais. Há também restaurantes que servem pratos típicos da cozinha alemã e outros que estão abertos aos visitantes. Portanto, vale a pena percorrer o caminho e em várias paradas. para uma experiência turística completa!

Além da Route d’Enxaimel, Pomerode conta ainda com a Route des Immigrants, na divisa com Blumenau; a Rota das Raízes Germânicas e a Rota Liebestal, que concentra o maior número de hotéis perto da área urbana. Ao todo, as instalações somam cerca de mil lugares para acomodar turistas.

Sempre pensando em cultura, você pode planejar uma escala em Pomerode, uma das festividades da cidade. Todos misturam as tradições dos imigrantes alemães com a diversão do círculo de parentes, vendendo o turismo local.

Outras atrações

Além dos itinerários, o turismo em Pomerode engloba muitas outras atrações. A cidade tem sete espaços de memória. Esta história inclui a Casa do Imigrante, o Museu do Carpinteiro, a Casa do Escultor, o Museu do Automóvel, o Museu da Pomerânia, o Museu do Brinquedo e o Monumento Arthur Schmidt.

É também neste município que se localiza o maior zoológico de Santa Catarina, o Zoológico Pomerode. A progressão é o lar de mais de mil animais de 242 espécies e é uma excelente opção para uma caminhada circular de parentes.

Especialmente para as crianças, outras duas são atrações maravilhosas: a Vila Encantada, um parque educacional com várias réplicas de dinossauros, e o parque temático Alles Park.

Este último é o último encanto turístico aberto em Pomerode. O seu ponto mais alto é a Vila da Neve, onde é imaginável desfrutar de temperaturas abaixo de zero durante todo o ano. Ele está localizado em um espaço coberto, resfriado a cerca de -4 ° C.

É a melhor posição para viver o sonho de jogar bolas de neve, fazer bonecas, pular em um escorregador de gelo ou pular um trenó. Qualquer um que não seja uma criança torna-se uma criança nesta experiência.

O parque também conta com outras atrações, como o carrossel holandês caseiro, um circuito inflável, um labirinto de espelhos, etc.

O grande trunfo da empresa é reunir todo o círculo de membros da família em jogos inegáveis, mas muito divertidos. Em um ponto, o parque terá um teleférico ligando o centro da cidade de Pomerode ao Morro da Turquia. Lá, os visitantes localizam mais atrações, como um labirinto verde, trenós, tirolesas, um restaurante e muitos outros.

Certamente, por todas essas características das atividades a serem realizadas em Pomerode, o item “atrações” obteve uma pontuação de 8,33 pelo público que votou no Prêmio Melhores Destinos. E o turismo em Little Germany está crescendo!

Gastronomia e receptividade

A gastronomia é uma das principais atrações de Pomerode e a culinária alemã é a joia. Claro, você pode encontrar outros tipos de culinária na cidade, como brasileira e italiana, mas quando você estiver na Pequena Alemanha, vale a pena conhecer os pratos clássicos. de imigração

O Pomerode está repleto de restaurantes que servem cozinha alemã, bem como instituições que servem café colonial. By the way, o festival gastronômico em Pomerode obteve um 8,48 nos destinos.

A capacidade de resposta e simpatia da população obteve 8,31 na classificação turística da cidade. Em outro prêmio, o Traveler Review Awards 2023, concedido através do site de reservas Booking, Pomerode também está entre os “top 10” dos destinos mais acolhedores do Brasil.

Confira as classificações para cada faceta do turismo em Pomerode

Preço e por dinheiro: 8,13

Atrações: 8. 33

Alimentos / Preços : 8. 48

Receptividade e simpatia: 8. 31

Segurança: 9,62

Resultado final: 8. 574

Urubici é um dos principais destinos turísticos da Serra Catarinense. O município faz divisa com 10 cidades, São Joaquim, Urupema, Bom Retiro e Grão Pará.

A natureza está no centro do turismo em Urubici. Com uma geografia privilegiada, a vila está localizada a mil metros acima do nível do mar e está repleta de montanhas, cânions, cachoeiras e cavernas. É o melhor combo para os amantes de práticas de aventura e também é ideal para quem prefere contemplar belas paisagens.

A alta temporada de turismo em Urubici é no inverno, como em outras cidades montanhosas. As baixas temperaturas atraem visitantes de todo o país para relatos com paisagens nevadas e geladas.

Mas engana-se quem pensa que não tem o que fazer em Urubici nas 4 estações. Há atrações de janeiro a janeiro. Como a maioria deles é ao ar livre, cada época do ano seria mais propícia a certas atividades expressas.

Então, planeje passar pelo menos um fim de semana na cidade. Urubici possui uma ampla gama de acomodações, com cerca de 400 instituições que, no total, têm até cinco mil leitos disponíveis. A maioria são albergues e casas de campo, mas também há pousadas e casas.

Existem dois hotéis na comuna. Algumas das características são descobertas no domínio urbano do concelho, no entanto, o máximo está concentrado no domínio rural, com propostas mais românticas ou rústicas.

Assim como sua parceira catarinense na pontuação dos 10 destinos mais inteligentes do Brasil, a Urubici pontuou apenas em termos de ty. Os turistas que já viajaram para a cidade deram 9,54 pontos por experiência.

O momento com maior pontuação é a hospitalidade e gentileza das Urubiences (8,62), seguido pelas atrações que obtêm uma média de 8,55. O destino turístico é ideal para famílias, casais e também para quem gosta de sentir borboletas no abdômen e um coração acelerado.

Turismo de aventura

Para os amantes da adrenalina, o Urubici é um prato completo. De fato, as paredes de seus cânions são lugares onde é imaginável pular com um pêndulo.

O buraco entre uma parede de rocha e pode ser tirolesa ou fixado em uma sky bike. Experiências que você pode localizar nos parques Mundo Novo e Cachoeira Papuã.

A partir da mais sensível de algumas de suas altas colinas, como o Morro do Parapente, são feitos voos de asa delta que dão ao aventureiro a sensação de voar.

Caminhadas no cânion

Outro charme turístico bem conhecido e procurado da cidade é a montanha através de trilhas naturais. A atividade também é conhecida como trekking.

Em Urubici, é imaginável fazer isso em outro lugar. O mais procurado deles é o Morro da Igreja, onde está localizado um dos mais belos cartões postais do município: a Pedra Furada.

O cânion Espraiado é outro ponto de trekking em Urubici, além de ser um dos maiores e mais belos da Serra Geral. No Parque Nacional de São Joaquim, unidade de conservação que abrange cinco municípios catarinenses, é imaginável caminhar pelas montanhas com vista para o sopé da Serra Geral e algum outro canto da Pedra Furada.

Ao conjunto de colinas e montanhas junta-se a famosa Serra do Corvo Branco, onde pode conduzir de carro, mas também a pé nos planaltos (parte superior) da serra. Aqui estão alguns exemplos, há outros.

Turismo contemplativo

Todos os relatos em Urubici são, em essência, contemplativos por causa da natureza que o rodeia. Então, seja qual for a sua seleção turística na cidade, o bom aspecto da paisagem.

O ciclismo, por exemplo, é uma prática contemplativa. Pedalando em direção a um destino final, o ciclista viaja por outros lugares com a delícia de sentir as sensações de calor, frio, chuva, toque com a vegetação. Existem muitos guias turísticos em Urubici com rotas de ciclismo preparadas, com ou sem guia.

Além de veículos de duas rodas, na mais sensível das montanhas estão abertas aos visitantes várias casas particulares, orientadas para o turismo contemplativo e experiencial.

Você pode, por exemplo, assistir ao pôr do sol em Urubici em lugares como Morro do Campestre, Morro do Parapente, Pedra do Segredo, outros. Além da aparência, as casas possuem áreas de jantar, cestas de piquenique, molduras de fotos e balanços.

Para os mais corajosos, há também outras características das passarelas de vidro em Urubici, das mais sensíveis a vista é magnífica. O Parque Mundo Novo e o Ecoparque Cachoeira Papuã têm os seus, de onde você pode ver de perto a Cascata do Avencal e a Cachoeira Papuã, respectivamente.

O Parque dos Altos do Corvo Branco, por sua vez, oferece uma vista de 360º das curvas máximas acentuadas da Serra do Corvo Branco e do vale do Rio Canoas. Além de observar a paisagem no horizonte, você também estará à vista de todos os seus pés.

Turismo gastronômico

Outra boa explicação do porquê de passar turismo em Urubici é conhecer a culinária típica de montanha, com sua forte influência tropeira, inúmeras receitas à base de pinhões, acompanhadas de um elegante vinho de alta altitude. A truta, um novo peixe de água sem sangue, também não é incomum. na região.

Você pode desfrutar de bistrôs e restaurantes bem avaliados e apreciar a gastronomia em uma das casas que fazem parte da iniciativa “Acolhida na Colônia”.

Para planejar o futuro e subir a montanha para encontrar o décimo destino no Brasil, descubra quanto cobram em média alguns dos relatórios oferecidos pela Urubici.

Confira as classificações de cada uma das facetas do turismo em Urubici

Preço e por dinheiro: 8. 06

Atrações: 8. 55

Alimentação / Preços : 8. 00

Capacidade de resposta e simpatia: 8,62

Segurança: 9,54

Resultado final: 8. 554

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *