A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira (7) um casal russo, um homem de 44 anos e um woguy de 34 anos, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro. Eles haviam fugido da Rússia por mais de 3 anos. e havia sido colocado na lista vermelha da Interpol, um alerta para a cooperação policial estrangeira.
O casal é acusado de cometer fraudes publicitárias, como peculato em larga escala, violação deliberada de compromissos contratuais e obrigações comerciais. Eles podem pegar até 10 anos de prisão se forem condenados por um tribunal russo.
A ação foi coordenada por meio da Unidade de Cooperação Policial Internacional no Rio de Janeiro (Interpol/PF). As ordens de prisão preventiva para fins de extradição foram expedidas por meio do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta sexta-feira (3).
O pedido oficial de prisão foi feito por meio do Escritório Central Nacional da Interpol, em Brasília. Os estrangeiros permanecerão na fórmula criminosa do Rio de Janeiro até que sejam extraditados para a Rússia. Além das prisões, cerca de trinta aparelhos eletrônicos foram apreendidos na casa do casal, somando celulares, notebooks e tablets.