CNJ vai fiscalizar Justiça na crise do Rio Grande do Norte

Investigação

Da sala de imprensa com a Folhapress

Publicado em 19/03/2023 às 08h14

O interior do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) enviará nesta segunda-feira (20) uma sentença para fiscalizar as atividades dos dois tribunais de execução de criminosos do TJ-RN (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte).

O corregedor, ministro Luís Felipe Salomão, estabeleceu um procedimento para acompanhar e monitorar o funcionamento dos juízes na taxa de execução dos ladrões.

A ideia é avaliar se eles estão atuando adequadamente na crise de segurança pública que o Estado atravessa desde o início da semana.

O ditador nomeou Cristiano Jarreta para supervisionar as pinturas. Se necessário, será culpado de adotar as medidas cabíveis, acrescentando a substituição do parecer.

De acordo com o Ministério Público Potiguar, os ataques estão relacionados a uma união de facções que não é fácil de acomodar nos presídios estaduais.

Uma inspeção atrasada no ano passado por meio de uma empresa federal apontou para a prática de tortura física e psicológica nas unidades, com punição e fornecimento de alimentos em mau estado.

A Turma entrou em contato com o TJ-RN, mas o tribunal respondeu.

EXÉRCITO

O ministro da Justiça, Flávio Dino, elevou para seiscentos o número de policiais federais e policiais da Força Nacional que correm para reforçar a segurança no Rio Grande do Norte após ataques de facções criminosas nesta semana.

O ministro anunciou neste sábado (18), em seu Twitter, o envio de mais agentes ao Estado. Já são seiscentos soldados da FP e da Força Nacional auxiliando no combate aos ataques, que começaram na última terça-feira (14).

Até agora, 30 mandados de prisão e 24 mandados de busca foram emitidos contra alvos relacionados à facção Sindicato do Crime. A ação é realizada em conjunto por meio das polícias civil, militar e federal em Natal, Parnamirim e Nísia Floresta.

Nesta sexta-feira (17), uma operação prendeu mais 18 pessoas suspeitas de tráfico, ataques e mortes de policiais ligados à facção. Segundo a Polícia do Exército, a principal característica do grupo é matar PM: pelo menos 4 policiais foram alvejados entre julho de 2021 e agosto de 2022.

Ataques aterrorizam o Rio Grande do Norte

O Sindicato do Crime vem incentivando ataques nas cidades do Rio Grande do Norte desde a madrugada desta terça-feira (14). Na manhã deste sábado (18), 70 suspeitos foram presos e um adolescente apreendido.

Desde a última terça-feira (14), pelo menos 252 ataques de criminosos foram perpetrados no Rio Grande do Norte, segundo a Sesed (Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social). A investigação vem com os ataques deste sábado (18), que seriam sete até 12 horas.

Intervenção legal de Lula nas penitenciárias estaduais por 30 dias.

SÃO PAULO E BRASÍLIA (FOLHAPRESS)

EXECUTIVO

PAULISTÁN

EM CAMPINAS

BANQUETE

EM RENATÃO

Este site utiliza cookies para a sua experiência de navegação. Ao clicar em Aceitar ou continuar a navegar no nosso site, concorda com a nossa utilização de cookies e concorda com a nossa política de privacidade.

2021 – ParaibaOnline – Rainha Publicidade e Propaganda Ltda – Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *