MST lança “Abril Vermelho” com a invasão de uma usina de açúcar em Pernambuco

O MST anunciou oficialmente o início do Dia Nacional do Abril Vermelho, com a invasão de fazendas. O chamado Abril Vermelho é uma cultura do movimento e marca a data do banho de sangue de Eldorado do Carajás (PA), confronto ocorrido em 17 de abril de 1996, quando 19 sem-terra foram mortos pela Polícia Militar do Pará.

A primeira invasão do MST Abril Vermelho ocorreu na madrugada, quando 250 sem-terra ocuparam o Engenho Cumbre, no município de Timbaúba, em Pernambuco. A moção alega que a planta é “improdutiva”.

O MST usa recursos ocultos para dizer que 3 usinas de açúcar na região de Pernambuco recolheriam 800 hectares de terra que não cumpririam a função social. que estavam roubando a fábrica”, disse o MST.

Mesmo trazendo fontes de notícias, a moção afirma que “há rumores de que uma organização de latifundiários ligados ao bolsonarismo e ao agronegócio está se articulando para agir violentamente contra o MST”.

Como VEJA avançou, o MST já nomeou dois secretários em espaços estratégicos do governo Lula. Primeiro, a moção controlava que uma de suas coordenadoras nacionais, Kelli Mafort, fosse nomeada secretária de discussão social e articulação de políticas públicas da Presidência da República.

Posteriormente, o coordenador das cooperativas do MST, Milton José Fornazieri, assumiu o cargo de secretário de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, inclusive como presidente de uma ONG em atraso com o próprio MDA.

Ver também

Abril Comunicações S. A. , CNPJ 44. 597. 052/0001-62 – Todos os direitos reservados.

MELHOR OFERTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *