Avanços nas pinturas do canal auxiliar do Rio Criciúma no distrito de Santa Bárbara

O canal auxiliar do Rio Criciúma se estende por 150 metros no distrito de Santa Bárbara. A ampliação visa evitar alagamentos e aumentar a capacidade do Rio Criciúma. As obras, que fazem parte do primeiro lote de obras da 3ª. No nível do canal, constituem um investimento de R$ 4. 539. 895,74, resultado de um convênio com a Caixa Econômica Federal (CEF).

A extensão terá início a 50 metros a jusante da ponte da Rua Ângelo Peruchi até 50 metros a jusante da ponte da Rua Arthur Pescador. As pinturas também incluem o remanejamento das pinturas da rede de distribuição de água e combustível e da rede coletora de esgoto, além da colocação de fossos sob a Rua Arthur Pescador e o recapeamento parcial da via. Neste trecho, o canal terá 13,6 metros de largura e 3,6 metros de altura.

A execução das obras, iniciadas em janeiro, contempla etapas como: regularização do leito do rio, com retirada de muros de pedra, árvores e entulho, estruturação de ensecadeiras, instalação e impermeabilização do fosso, demolição da ponte sobre a Rua Arthur Pescador e reestruturação do endereço nos esgotos do tufão, entre outros procedimentos.

Para mais informações e em caso de dúvida sobre a obra, a rede pode entrar em contato com o Serviço Municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana pelo telefone (48) 3431-0070, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Canal auxiliar

O Canal Auxiliar é uma rota de macrodrenagem sobre o Rio Criciúma. A bacia hidrográfica – por onde a água da chuva flui para atender o rio – está localizada, de acordo com o relevo do município, na região central. A expansão do canal implica que as cheias ocorridas na bacia, basicamente durante os anos 2000, foram o resultado de uma expansão imediata da cidade que, sem obras primárias de macrodrenagem por um longo tempo, teve o solo impermeabilizado.

Em 2009, um plano complexo e ambicioso foi introduzido para inundar e melhorar o fluxo de água. Começaram as obras do novo canal auxiliar do Rio Criciúma que atravessa o domínio central da cidade, com uma extensão de 1. 700 metros, entre a Rua Mario da Cunha Carneiro e a Rua Vitório Serafim. Além da instalação do canal, foram construídas 4 pontes e o rio entre a Avenida Centenário e a Rua Araranguá foi lixado. No estágio atual, em 2017, as obras percorreram 780 metros de rio entre as ruas Vitório Serafim e Ângelo Peruchi, no bairro Santa Bárbara.

“As obras têm se mostrado essenciais para mitigar a ameaça de enchentes e danos à saúde da população, problemas ambientais, distúrbios de trânsito e danos à atividade comercial da cidade”, afirma o prefeito de Criciúma, Cléio Salvaro.

Pesquisar em Brasília

Para baixar recursos do Orçamento Geral da União (OGU) para a continuidade das obras, o prefeito e o secretário municipal de Fazenda, Vagner Espíndola, estiveram em Brasília na última terça-feira, 26. Os representantes visitaram o Ministério da Integração e Ordenamento do Território (MIDR), o Ministério das Cidades (MCID) e a Secretaria de Relações Institucionais (SRI), apresentando a atribuição do canal e a responsabilidade das etapas passadas aos técnicos das pastas.

Colaboração: Samuel Borges/Decom

© 1996 – 2023 Empresas Engeplus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *