O museu interativo Brasil Alemanha abrirá suas portas ao público nesta quinta-feira, 27. Com jogos para todas as idades, histórias contadas de forma vanguardista e geração aliada à cultura imigrante, a área conta a história da chegada dos colonos ao vale europeu em outro formato.
Localizada no centro histórico de Pomerode, anexa ao Parque Municipal do Rio do Testo, a área também será remodelada ao longo das estações da cidade para o turismo de Pomerode.
A área foi projetada para que o próprio hóspede interaja com as instalações e perceba, em sua rotina, certas facetas que unem os dois países. Há, por exemplo, uma competição sobre as paisagens do Brasil e da Alemanha e uma instalação que fala sobre os contos criados através dos Irmãos Grimm, que são muito populares no Brasil. Outros problemas abordados na área são linguagem e arquitetura, por exemplo.
Justin Bernard, um intercambista alemão de 20 anos, mora em Blumenau há sete meses. Ele veio para o Brasil para trabalhar como voluntário e conta que não conhecia a história da imigração até chegar ao Vale Europeu.
“Na Alemanha, eles não dizem nada sobre isso na escola, é por isso que acho tão atraente saber mais sobre os colonos. Tudo o que o museu apresentou é novo para mim, especialmente dessa forma virtual e interativa”, disse. Diz.
Luciana Dias da Rosa, de Blumenau, que recebe o Justin, focou em inovação. “Todos os jovens merecem estar aqui para serem informados da história de nossos outros povos dessa maneira não chata”, disse ele.
O Museu Interativo Brasil Alemanha está aberto de quarta a sábado das 9h às 19h e aos domingos e feriados das 9h às 18h. Está localizado no centro histórico de Pomerode, anexo ao Parque Municipal do Rio do Testo. Os ingressos custam R$ 40 e serão realizados online.
Além do turismo, a área terá sistemas exclusivos para escolas e também uma área para realização de pequenas reuniões e convenções corporativas. Mesmo ao lado, encontrará o Café e Bistro 1824. A chamada homenageia o marco inicial da imigração alemã.
Seu nome:
Seu e-mail:
Descreva o erro ou sua sugestão de melhoria aqui: