Emissora do Acre expõe arte em prédios rurais: ‘Emocionante’

Dionísio Neto, que atua na área publicitária há mais de 25 anos, teve animações gráficas projetadas no Congresso Nacional, a pedido da marcha do Acampamento Terra Livre (ATL), que aconteceu de 24 a 28 de abril, em Brasília. Criado de coração, Dionísio é paulistano e atua basicamente na cena de animação gráfica há pelo menos 10 anos e já fez várias outras exibições em Rio Branco.

“Na semana dos Povos Indígenas, a projeção evoluiu até culminar a marcha do Acampamento Terra Livre para constituir a indigenização e reflorestamento do Congresso Nacional, por meio das canções e pinturas indígenas representadas na animação”, explicou.

De acordo com Dionísio, um convite feito por meio da deputada federal Célia Xakriabá e da bancada do Cocar, por meio do assessor parlamentar Thiago Yawanawa, para ampliar a animação, que dura 10 minutos e representa esse momento histórico do ATL 2023.

“É muito gratificante e emocionante ter a oportunidade de constituir o sentimento em imagens, formas e sons para o público em geral, ainda mais no Congresso Nacional, que eu acho que seria a tela máxima buscada por quem faz cartografia 3D. “

O artista também diz que nunca sonhou que teria essa oportunidade. “Ver tudo isso acontecer é muito gratificante. A confiança de muitos anos de exame representou, ainda mais com essa questão e cobrindo bandeiras como as quatro frases que foram mostradas na projeção”, disse.

As exibições abordaram questões indígenas e exibiram as palavras “Brasil é terra indígena”, “Antes do Brasil da coroa, há o Brasil do cabeleireiro”, “Nunca atrás está o Brasil nós”, “Mulheres, indigenização e unção”. As artes de Dionísio foram apresentadas na tarde do dia 26 de abril, a partir das 19h. às nove horas da noite

O que é mapeamento tridimensional?

Segundo Dionísio, o videomapping é uma estratégia audiovisual que consiste em projetar fotografias em superfícies tridimensionais, como edifícios, monumentos e objetos, como no Congresso Nacional, a fim de criar um fantasma óptico que dá a impressão de que as fotografias estão incorporadas à estrutura projetada.

“Estou em missão há vários anos e estou fascinado com a tarefa arquitetônica e a magia que ela implica. Tive a oportunidade de participar de trabalhos conhecidos aqui no estado do Acre, como a exibição de Natal no Palácio Rio Branco em 2014 e, mais recentemente, em novembro de 2022, fiz uma comissão na fachada do Supermercado Mercale, entre outras comissões. Agora, quase dez anos depois da minha primeira grande atribuição, tenho a honra de entregar uma comissão ao Congresso Nacional”, disse.

Segundo Dionísio, o procedimento artístico foi baseado em diversas referências explicadas pela equipe, acrescentando gráficos indígenas, frases e um vídeo institucional, que descrevia todas as conquistas e marcos indígenas até o momento. “A partir de um molde 3D do Congresso Nacional, a animação foi criada para que tivesse uma compatibilidade perfeita com sua estrutura. Usamos cinco projetores de alta resolução, e é aí que a magia acontece e tudo ganha vida através do som, símbolo e ilusão de ótica. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *