Ele acionou nesta quarta-feira (27) por meio do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), do Grupo de Ações Especiais de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Ministério Público de Mâncio Lima, em colaboração com a Polícia Militar. quarta fase do Checklist de Operações. Os municípios envolvidos nas operações são Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Porto Walter, além de Rio Branco.
Por meio do Tribunal Orgânico de Infrações Penais, são cumpridos 22 mandados de prisão e busca e apreensão. A operação contou com a polícia do.
A investigação é resultado da busca por documentos apreendidos em empregos anteriores, da identidade dos dirigentes da organização com operações nacionais de alto nível, culpados dos centros de registro, contabilidade e pagamento dos pontos de venda de drogas.
Até o momento, drogas e armas de fogo foram apreendidas, um fugitivo foi recapturado e outros flagrados em flagrante, além dos alvos da Lista. No total, mais de 40 integrantes da Polícia Militar atuam na operação, além de promotores e servidores do Núcleo de Apoio Técnico (NAT), quadro auxiliar do MPAC.
Etapas anteriores da Operação Checklist resultaram até o momento na execução de 232 ordens judiciais, sendo 143 prisões contra membros de facções que atuam no Acre. que atuava no registro de novas admissões, permanências e demissões de seu pessoal, por meio da geração de um verdadeiro “checklist” do conhecimento cadastral de seus membros.