O sinal 5G é transmitido em 4 municípios de Mato Grosso

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou hoje que a partir da próxima terça-feira (2), os fornecedores que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz solicitarão a licença e ativação de estações 5G independentes em mais de 282 municípios. Em Mato Grosso, foram autorizados 4 municípios: Juscimeira, São José do Povo, Arenápolis e Santo Afonso.

A resolução foi tomada nesta quarta-feira na assembleia ordinária do Grupo de Monitoramento para a Implementação de Soluções para Problemas de Interferência na Faixa 3. 625 a 3. 700 MHz (GAISPI). Com essa resolução, 964 municípios terão a faixa de 3,5 GHz liberada para uso por meio das Estações 5G, um total de 131,5 milhões de brasileiros, o que corresponde a 62% da população brasileira.

Para facilitar o monitoramento dos municípios liberados, o GAISPI disponibiliza um painel de conhecimento indicando os municípios em que a faixa de 3,5 GHz já está liberada e, além disso, o GAISPI aprovou planos para lançamentos de longo prazo.

“É fundamental ressaltar que o lançamento da banda não significa que as redes 5G serão instaladas sem demora nas localidades: a pronta instalação de estações de quinta geração nessas localidades depende da pessoa que faz planos individuais de fornecedores”, informou a Anatel.

Conforme noticiado anteriormente pelo Só Notícias, no mês passado foi introduzida diversidade 5G em Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres, Nova Brasilândia, Poconé, Rondonópolis, Rosário Oeste e Santo Antônio do Leverger.

Além desses 11 municípios, a Anatel já havia introduzido o 5G em Cuiabá, em setembro do ano passado. Em fevereiro deste ano, também houve lançamento para os municípios de Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento e Planalto da Serra.

O Só Notícias é o primeiro jornal online do interior de Mato Grosso, distribuído há 23 anos com informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *