O esforço do governo estadual, por meio do Deracre (Departamento de Estradas, Rodovias, Hidrovias e Aviação do Acre) mereceu a atenção e o destaque da AEROIN, maior empresa de aviação do Brasil e da América Latina, segundo rankings da SimilarWeb e Alexa através da Amazon. O site foi lançado em 2009 com o objetivo de ser uma revista eletrônica e o primeiro passo para entusiastas da aviação e profissionais interessados em conhecer as últimas novidades do setor aéreo, compartilhando as novidades de forma inegável e disponível para qualquer público.
O site destacou o envio de tecidos de construção para aeroportos do interior via barco, o rio. Cerca de 80 toneladas de insumos para a manutenção de tintas dos aeródromos de Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Jordão e Santa Rosa do Purus foram enviados por meio do governo do Acre, da Secretaria de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre)”, revelou o site.
“A época de cheias dos rios da região facilita a navegação e o embarque desses insumos, que passam para os municípios, onde os grupos pintam para garantir a manutenção das estradas que desejam melhorias”, diz o presidente interino da Deracre, Sócrates. Guimarães.
A infraestrutura nos municípios exige uma logística diferenciada em termos de transporte de insumos e equipamentos. Existem duas formas de acesso a esses municípios do Acre: aérea e fluvial.
Em Cruzeiro do Sul, a Deracre enviou 20 toneladas para o aeródromo Porto Walter e 20 toneladas para o aeródromo Marechal Thaumaturgo. Além disso, 40 toneladas foram enviadas de Manoel Urbano para o aeródromo de Santa Rosa do Purus.
Além disso, Deracre continuou com a retenção de asfalto no Aeródromo do Jordão. Outras 20 toneladas de tecido são enviadas para a cidade de Tarauacá, que chegam em caminhões e descartam retroescavadeiras que abaixam o barranco e descarregam os tecidos em rampas.