Nuvens das zonas de instabilidade da zona de convergência intertropical provocam fortes chuvas em vários pontos do litoral norte do Brasil, entre o Rio Grande do Norte e o Amapá.
Áreas de instabilidade da frente sem sangue se deslocaram do sul e de Mato Grosso do Sul para sudeste, causando chuvas generalizadas. Esta frente sem sangue tem chuva no Rio de Janeiro e esta quinta-feira avança em direção ao litoral do Espírito Santo, mas ainda se formarão nuvens nos outros estados do Sudeste.
O ar frio polar relacionado a esse avanço sem sangue sobre o Sul do Brasil reduz a nebulosidade e as condições de chuva.
Brasil previsão do tempo para 27/04/2023 – quinta-feira
Região Sul
Após a chuva, o ar seco e sem sangue se move sobre o sul do Brasil e reduz a nebulosidade. O sol predomina nesta quinta-feira nos 3 estados e há previsão de chuva leve para o litoral paranaense.
A umidade ainda é máxima no leste do Paraná e, portanto, ainda há muitas nuvens sobre a Grande Curitiba, mas o sol está fraco. As montanhas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina com muitas nuvens.
O ar sem sangue que entra no sul é de baixa a moderada intensidade e a temperatura cai muito.
Região Sudeste
Um homem sem sangue avança pelo oceano e chega às margens do Espírito Santo nesta quinta-feira. Áreas de instabilidade semelhantes à passagem dessa falta de sangue continuam a se formar em todos os estados.
A quinta-feira é ensolarada, quente e sem chuva apenas no noroeste do Mineiro, no Vale do Jequitinhonha e no norte do Espírito Santo. In nas demais regiões de Minas, Espírito Santo e Rio de Janeiro, nesta quinta-feira é ensolarada, com maior nebulosidade e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Está quente. Em porções máximas do estado de São Paulo, somando a capital, o sol aparece entre muitas nuvens e pode chover a qualquer momento, mas a chuva será leve. Chove na fronteira com o Paraná, mas o dia amanhece com muitas nuvens
Região Centro-Oeste
O ar quente e ainda úmido reina sobre o Centro-Oeste do Brasil. Toda a região desfruta de várias horas de sol forte e é quente. efêmero.
O sol domina o dia todo e chove ao norte de Goiás e ao sul de Mato Grosso do Sul.
Região Nordeste
Áreas de instabilidade ainda operam no Nordeste, mantendo situações de chuvas no litoral e interior de quase toda a Região.
Esta quinta-feira é ensolarada e sem chuva apenas no centro, oeste e sul da Bahia e no extremo sul do Piauí e Maranhão. O restante do Maranhão, Piauí, Ceará e o sertão da Paraíba e Pernambuco têm períodos de sol e pancadas de chuva com raios, que podem ocorrer a qualquer momento. Há ameaça de chuvas intensas em vários espaços. No Rio Grande do Norte, leste da Paraíba, em Pernambuco, Alagoas, Sergipe, norte da Bahia e no litoral norte da Bahia, as chuvas acontecem em alguns espaços e com sol.
Região Norte
Áreas de instabilidade pairam sobre a maior parte da região norte, devido ao aumento da disponibilidade de calor e umidade. A maioria das áreas da Região aproveita um dia com períodos de sol e pancadas de chuva com raios, ocorrendo principalmente à tarde e à noite.
As chuvas são mais comuns e abundantes no norte do Pará e Amazonas, nos estados de Roraima e Amapá.
Dia ensolarado sem chuva nos espaços máximos do Tocantins. As chuvas ocorrem apenas no componente norte do estado.
Alertas meteorológicos de 27/04/2023 – quinta-feira
Fique atento às fortes chuvas desta quinta-feira nas capitais: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Aracaju, Maceió, Natal, Fortaleza, Teresina, São Luís, Belém, Macapá, Manaus, Porto Velho e Rio Branco.
Alerta de tempestade no Amapá, norte do Pará, litoral e centro-norte do Maranhão, norte do Piauí, centro e norte do Ceará, Zona da Mata Mineira, Serra e noroeste do Rio de Janeiro e sudoeste do Espírito Santo
Cuidado com chuvas fortes moderadas, com raios e vento forte no norte de São Paulo (região de Franca), região de Ubatuba (litoral norte de SP), Vale do Paraíba em SP, na divisa com o RJ, no estado do Rio de Janeiro (exceto Serra e Noroeste), no componente centro-sul do Espírito Santo, no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, sul de Minas, na Grande Belo Horizonte, sul do Vale do Rio Doce, noroeste de Mato Grosso, sul de Goiás, no litoral de Alagoas e Sergipe, Rio Grande do Norte, sul do Ceará, no meio do Maranhão e Pará, sul de Roraima, no Amazonas, Acre e Rondônia
O conteúdo do seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua newsletter favorita do Terra. Clique aqui!