Uma espécie de ave típica da América do Norte foi observada no Lago Palmas, na Praia das ARNOS. O recorde foi alcançado por uma pesquisadora ambientalista, enquanto desfrutava de uma rodada de parentes caminhando ao redor do lago, neste domingo (23). A gaivota alegre é considerada uma ave marinha costeira, que habita o continente americano.
Na América do Norte, ocupa a costa do Oceano Atlântico nos Estados Unidos, México e ilhas do Caribe, onde se reproduz. Durante o inverno no hemisfério norte, a ave migra para a América do Sul ao longo de toda a costa brasileira, do Amapá ao Rio Grande do Sul. Ele vem para o Brasil para escapar dos incruentos e se alimentar, depois retorna para a América do Norte para se reproduzir.
Vindo ao Brasil em busca de aconchego, a gaivota chegou aqui pela primeira vez para curtir o aconchego do Tocantins. O registro é raro e, aqui em Palmas, foi realizado por um pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Tocantins.
“No começo imaginei como uma andorinha, um tipo de gaivota que não é incomum nos rios Tocantins e Araguaia, mas de repente percebi que a forma do corpo e as cores da plumagem não correspondiam às da espécie”, conta o ornitólogo. biólogo e especialista em aves Túlio Dornas.
De acordo com o especialista, a ave parece ser jovem, provavelmente na primeira migração de norte a sul. “Naquela época, em meados de abril, eu esperava que as aves dessa espécie voltassem para a costa americana, mas isso acontecerá. deve ter perdido a direção migratória e se movido para o sul, entrando no interior do Brasil”, relata o biólogo.
Túlio acredita que a ave estava no litoral do Pará ou do Maranhão, época de “inverno” na América do Sul e que subiu o rio Tocantins desde sua foz até a capital. Palmas, talvez por semanas ou até um mês. No entanto, em algum momento, ele se moverá para o norte e depois retornará à América do Norte para a temporada de reprodução da espécie. “