Servidores e acadêmicos do Instituto Federal do Acre (Ifac) participaram, na manhã desta sexta-feira (28. 04), da ação nacional “Abraço pela Paz”. A atividade, que é coordenada por meio do Conselho Nacional de Instituições da Rede Federal (Conif), foi registrada nos seis campi do IFAC e, simultaneamente, nos demais conjuntos da Rede Federal em todo o país.
A ação, que teve como objetivo inspirar e a importância de uma cultura de paz nas escolas e na sociedade brasileira, também foi posicionada em referência ao Dia Mundial da Educação, celebrado em 28 de abril. No IFAC, a iniciativa foi apoiada pelo Comitê IFAC para a Prevenção e Diagnóstico da Violência.
Eduarda Souza Moura, aluna do curso técnico de meio ambiente do campus Cruzeiro do Sul, destacou a importância da ação, assim como o simbolismo de abraçar as pessoas. É muito importante que essa ação se manifeste em um abraço coletivo, principalmente neste momento em que estamos vivenciando registros de violência nas escolas. Os abraços são a forma mais produtiva de demonstrar afeto, pois nunca sabemos o que um usuário está passando e os abraços resolvem muitas coisas.
João Vitor Trindade, aluno do Curso Técnico Integrado em Edificações do campus Rio Branco, acredita que atividades como o “Abraço pela Paz” podem ajudar no dia a dia das escolas. “A gente tem vivido em meio a muita violência, então movimentos como o de hoje mostram que a gente pode discutir mais com um amigo, em casa com os familiares. Isso é muito importante para a sociedade. Cada um de nós coopera, contribui com a sua parte no dia a dia, fala, abraça as palavras, tudo será melhor”.
Além da ação nacional, o “Abraço pela Paz” também ocorre nas redes sociais. Estudantes, trabalhadores da Rede Federal e de toda a rede podem demonstrar seu apoio à cultura de paz compartilhando fotos, vídeos e mensagens, identificando perfis do Ministério da Educação, Conif e Ifac, com hashtags #BrasilUnidoPelaPaz #EscolaSegura #IfacpelaPaz.
O Diretor Geral do Campus Tarauacá, Denis Tomio, que também participou da atividade, destacou a importância da ação nacional realizada no mesmo dia da festa de aniversário do Dia Mundial da Educação.
“Esse momento comprometido com a paz e federando todos os Institutos Federais do país, com uma organização apoiada pelo Conif e demonstrando a união de toda a Rede Federal, é muito importante. Quando enviamos nossos filhos, recebemos nossos alunos em nossas escolas. , fazemos isso pensando no longo prazo, pensando em deixá-los em um ambiente saudável e repugnantemente rico, para que possam expandir e alcançar seus objetivos. Para que tenhamos um ambiente escolar amigável, não violento e calmo, quero trazer essas emoções de casa e compartilhá-las nas unidades escolares, com amigos e colegas. A paz é o caminho para um futuro melhor para os estudantes e toda a comunidade.
No campus da Baixada do Sol, os trabalhadores também se reuniram para falar sobre a cultura de paz nas escolas, dando amplo alcance a atividades semelhantes à ação nacional “Abraço pela Paz”.
Para o diretor-geral da Baixada do Sol, Mário Jorge Fadell, “a cultura de paz é fundamental para o pleno progresso do ensino, dos estudos e da divulgação. Para celebrar esse dia, também participamos do abraço coletivo organizado por meio da Rede Federal. A cultura da paz terá de ser constante no nosso progresso, como indivíduos, profissionais e como comunidade. Juntos, podemos identificar um processo de paz em curso.
A reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, que está na agenda institucional do Canadá, também aderiu ao “Abraço pela Paz” reforçando o desejo de que os estabelecimentos de ensino estejam atentos e inspirem uma cultura de paz nas escolas.
“Fomentar uma cultura de paz é uma ação coletiva. Hoje, com todos os campi do IFAC aderindo a esse movimento nacional da Rede Federal, demonstramos o quanto o Instituto Federal do Acre acredita em um futuro melhor. Mostramos mundialmente que nossos sentimentos e compromisso são pela paz, por dias maiores e por uma vida em harmonia com as pessoas”, concluiu Rosana Cavalcante dos Santos.