Melhores do Esporte reúne e premia destaques esportivos da Bahia em 2022 em noite de gala

Os destaques do futebol baiano em 2022 foram coroados, na noite desta segunda-feira (24), no auditório da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no Cabula, com o prêmio Melhores do Esporte. Promovida pela Superintendência de Esportes do Estado da Bahia (Sudesb), Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a ocasião reuniu e premiou atletas, treinadores, árbitros, dirigentes, entidades e veículos de comunicação envolvidos na conjuntura do jogo no ano.

Considerado o “Oscar” do esporte baiano, o rito contou com a presença especial do campeão olímpico de canoagem Isaquías Queiroz, natural de Ubaitaba, no interior do estado, que conquistou um troféu por suas conquistas e pelas imensas alegrias que a canoagem garantiu ao Brasil. Também estiveram presentes o vice-governador da Bahia, Geraldo Junior, o secretário da Setre, Davidson Magalhães, o gerente-geral da Sudesb, Vicente Neto, entre outras autoridades esportivas, empresariais e políticas. Esta é a 10ª edição do prêmio, que não é realizado há sete anos. – boa parte desse intervalo, devido à pandemia de Covid-19.

“Agora estamos retomando a atividade, homenageando todos os envolvidos na cadeia esportiva, agregando corporações que estão próximas, comunicação baiana que abrange atividades esportivas, grupos técnicos e árbitros. É uma noite para celebrar amplamente essa magnitude da participação humana na estrutura de dias maiores que é o esporte. É a alegria de ganhar, perder, sorrir e chorar, além de uma forma de inspirar os atletas a continuarem lutando por mais e mais conquistas para a Bahia”, afirma o diretor-geral da Sudesb.

Isaquías Queiros também foi convidado a explicar a emoção do momento. “Espero poder continuar a constituir ainda mais a minha Baía. Este ano não será diferente. Agradeço ao Governo da Bahia por me convidar a honrar esta ocasião tão vital. Para nós atletas, com a popularidade do nosso trabalho. O governo me dá toda a sua ajuda para que eu possa me preparar o quanto antes, porque Paris está lá e eu preciso chegar, através da educação aqui na Bahia”, disse o canoísta, que agora treina em Ilhéus.

Políticas públicas

O secretário Davidson Magalhães destacou o papel que as políticas públicas desempenham para alcançar efeitos significativos para os atletas baianos. Ele lembrou os mais de duzentos milhões de reais investidos em obras de infraestrutura esportiva na Bahia nos últimos dois anos, além de toda a ajuda prestada por meio do Estado por meio de sistemas como o Bolsa Esporte e o FazAtleta, além da concessão de passagens aéreas e de bilheteria para atletas e técnicos e a promoção de inúmeras competições esportivas.

“A ocasião marca um momento vital para o jogo. Aqui coroamos um quadro estruturante na caixa do jogo que poucos Estados têm, com políticas sociais do território, tornando o jogo uma importância básica, como foi o caso do próprio Isachias, produto de um desses programas. Esta pintura não é um esforço individual. Temos uma política de inclusão social, que se estende ao surgimento de um pool de habilidades que não surgiria sem essas iniciativas”, disse Davidson.

Acento

Como primeiro passo, foram anunciados os vencedores da categoria Destaque, o centro das atenções da festa, que é explicado através do Sudesb, em popularidade de habilidade e funcionalidade em várias competições locais, nacionais e estrangeiras. Instituições e projetos que promovem o jogo também foram destacados.

Entre elas, a atleta Lorrane Souza, de apenas treze anos e outra representante da canoagem baiana. Bicampeão da Copa do Brasil de Canoagem, agora disputada em abril, no Capitólio, em Minas Gerais, e convocado para exercícios. com a seleção brasileira da modalidade. No lado masculino, o remador medalhista paralímpico Renê Pereira se identificou como um atleta masculino de destaque.

Também na categoria Destaque, o árbitro Luanderson Lima, equipe da FIFA; a Federação Baiana de Triatlo (Febatri); o evento esportivo Mulheres que Lumam, um casamento entre a Bahiagás e a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM); o Conselho Regional de Educação Física (CREF); o estabelecimento social De Peito Aberto, cônjuge do Sudesb na venda da comissão da Organização das Nações Unidas (ONU) Esporte na Cidade; e a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), além de repórteres esportivos da TV, jornais impressos, rádio, canais de TV, sites e WEB TV. Clique aqui para ver a lista completa da categoria Destaque.

O rito continuou com o prêmio Melhores do Esporte, que indicou através de cada federação as demais modalidades esportivas praticadas no estado. Além dos atletas masculinos, femininos e paradesportivos, cabe também às federações nomear os árbitros mais produtivos em 2022. Também foram entregues troféus a estudantes-atletas que se destacaram nos jogos escolares do ano passado.

Veja os vencedores da noite:

JOGOS ESCOLARES – O MELHOR DO ESPORTE 2022

Min. 15° máx. 23

Min. 16° máx. 26

Min. 16° máx. 26

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *