Agência Brasil – No fim deste mês, 12 estados tiveram que faturar o novo Documento Nacional de Identidade (CIN). Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, o último clube veio do estado do Amazonas. .
Outros estados que emitem o novo são Acre, Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
De acordo com o ministério, mais de 460 mil NICs físicas emitidas em abril e mais de 330 mil baixadas de GOV. BR.
O que tem CIN?
Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro emite o CIN para menores de 18 anos. Desde janeiro, o Departamento de Trânsito do Rio (Detran-RJ) já emitiu o documento para jovens de 0 a 11 anos.
O novo CIN será emitido para os jovens que solicitarem a primeira via do RG em qualquer posto do Detran.
Para solicitar o documento é preciso apresentar o original da certidão de nascimento com o CPF ou o original da certidão e do documento de registro do CPF. A nova Carteira Nacional de Identidade é gratuita, assim como as renovações. Caso o cidadão necessite da opção plástica, o pagamento será recolhido através do Estado emissor.
O presidente do Detran-RJ, Adolfo Konder, afirma que a CIN evita a duplicação de registros e dificulta fraudes. “Hoje, um usuário pode obter outro RG no status de federação. Com o CIN, isso vai acabar”, disse.
Os jovens que ainda não possuem o CPF, emitido pelo fisco, receberão o antigo modelo GR. É possível se cadastrar no CPF na página fiscal online ou com unidades cônjuges, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios e cartórios de registro civil.
Validade da NIC
A validade da nova NIC varia de acordo com a faixa etária:
Extensão
Em março, o governo federal prorrogou o prazo para que todos os estados façam a cédula. Com isso, os institutos de identidade dos estados terão até o dia 6 de novembro para se adaptar. O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) entrega técnicos aos estados para a realização do serviço.
Assine o 247, Pix, assine a TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
O conhecimento me liberta para ser um membro. Siga-nos no Telegram.
Para aqueles que chegaram até aqui, muito obrigado por gostarem do nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 são financiados por meio de sua própria rede de leitores e telespectadores. Você pode TV 247 e Brasil 247 página on-line em várias formas. Descubra como em brasil247. com/apoio
Os comentários aqui publicados explicam a opinião de seus autores, culpados de seu conteúdo, e 247