Golpistas criam falsos do Detran e da Sefaz para sequestrar pagamento do IPVA

Neste sábado (29), a Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz) alertou a população contra duas falsificações criadas por fraudadores para desviar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Um boletim de ocorrência foi registrado por meio da secretaria e a equipe do delegado Sidney Tenório, da Delegacia de Crimes Cibernéticos, já busca localizar a localização de quem criou o www. detran-al-com-br. blogspot. com e www. . sefazal-gov. site/AL/ipva. php.

No momento dos endereços, aparece um QR Code e o contribuinte é direcionado para uma página de cadastro do IPVA, onde é culpado de efetuar o pagamento por meio de PIX, em nome da empresa Pagamento Digital Ltda.

Segundo a secretaria, “antes desse tipo de golpe, os criminosos já tentavam desviar dinheiro por meio do WhatsApp, porém, a empresa não utiliza o aplicativo de mensagens para pagar IPVA” e esclarece ainda que a empresa não tem ligação com o Estado. Diretoria de Trânsito (Detran) ou com a própria Sefaz.

Segundo a Sefaz, os golpistas chegam a oferecer 20% sobre o valor do imposto, enquanto o real é de 5%.

Como faço para pagar o IPVA corretamente?

Os proprietários precisarão acessar a página online da Sefaz (http://www. sefaz. al. gov. br/) ou do Detran-AL (https://www. detran. al. gov. br/) para configurar o pagamento. A Sefaz orienta que o contribuinte que caiu no golpe registre um boletim de ocorrência e também informe a situação à ouvidoria do órgão, que fornece o endereço https://e-ouv. al. gov. br/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *