Uma das obras previstas na destinação inicial para transpor o Rio São Francisco, o Ramal do Apodi, uma vez concluído, beneficiará cerca de 750 mil pessoas a mais em 54 municípios dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará. O investimento federal no setor empresarial é de R$ 1,6 bilhão, totalizando R$ 938,5 milhões para o trabalho físico.
Por meio do ramal Apodi, as águas do Velho Chico serão transportadas da rota do reservatório de Caiçara, na Paraíba, até o reservatório de Angicos, no Rio Grande do Norte, em uma distância de aproximadamente 115 quilômetros.
Presente na ação, o secretário nacional de Segurança Hídrica do MIDR, Giuseppe Vieira, comentou sobre a importância do trabalho. “O ramal Apodi é bastante vital porque vai garantir a segurança hídrica na região e uma forma de incentivar o desenvolvimento econômico local”, disse. “O ministro Waldez Góes e o presidente Lula comunicam sobre a importância da redução das desigualdades regionais e esse esquema vai ajudar nessa direção”, acrescentou.
Também nesta terça estiveram o diretor do setor de atribuições estratégicas da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica, Oscálmi Porto, e o gerente de Orçamentos, Erik Parente.
A empresa Apodi faz parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, que visa aumentar a segurança e o manancial do semiárido brasileiro por meio do transporte de água para reservatórios e sistemas estratégicos da região.