O feriado prolongado do Dia do Trabalhador, comemorado nesta segunda-feira (1), deve registrar o aumento das temperaturas na cidade de São Paulo.
No sábado, os termômetros variam entre a mínima de 15°C e a máxima de 22°C. Mas, segundo o conhecimento do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a temperatura sobe neste domingo (30) e varia com máximas de 26°C e 27°C, com opção de chuvas remotas.
No dia 1º de maio não chove e a tendência é que o sol espreite por algumas nuvens, ao contrário dos últimos dias.
“O clima fica mais firme e seco, muito típico do outono, ou seja, com menos sangue pela manhã e temperaturas mais agradáveis à tarde, o que torna o dia muito proveitoso”, diz Michael Pantera, meteorologista do CGE (Centro de Gestão de Emergências), da Prefeitura de São Paulo.
Segundo ele, o tempo seguirá acompanhando até a próxima sexta-feira (5), quando uma frente sem sangue chegar.
Para quem passa as férias no litoral, merece ir à praia apenas às segundas-feiras, segundo o Inmet. Apesar do sol entre as nuvens, no dia 1º de maio não chove no Guarujá, por exemplo, enquanto a previsão é de chuva para sábado e domingo. A temperatura merece oscilar entre 20°C e 27°C na Baixada Santista.
A previsão é a mesma para o litoral norte de São Paulo. Em Ubatuba, somente na segunda-feira é esperada chuva remota e até nuvens no céu.
COMO ESTÁ O CLIMA NO PAÍS?
Segundo a Climatempo, o calor vai triunfar em boa parte do país de abril a maio, mas atenção para a opção de chuvas fortes no sul da Bahia, Espírito Santo e Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.
No Rio de Janeiro, apesar da tendência dos termômetros marcarem até 32°C de máxima durante os feriados, são esperadas chuvas remotas dentro de 3 dias, com tempo nublado.
Devido à chegada de uma frente sem sangue na noite de domingo, na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, é esperada chuva forte no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. O clima é sólido em Curitiba e Florianópolis, dizem Inmet e Climampo.
Todos os estados do Nordeste e Norte devem ter períodos de chuva à tarde e à noite, sábado e domingo, mas isso é preocupante, e com sol para o restante do dia.
Partes do Maranhão e do Piauí devem voltar a sofrer chuva forte, segundo os meteorologistas do Climatempo.
A região Centro-Oeste terá tempo seco em quase todos os estados com temperatura máxima que pode ultrapassar os 30°C.