Subscreva a nossa newsletter solta
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisa e Atividade Náutica (IFec RJ) com 327 empresários do setor de bens, equipamentos e turismo entre os dias 3 e 10 de abril mostra que as expectativas gerais aumentaram em relação a março. No longo prazo, o indicador existente continua preocupante.
A situação de longo prazo, que mede o sentimento empresarial nos próximos 3 meses, passou de 113,9 emissões para 117,3, impulsionada pelo emprego, com 98,8 emissões ante 94,7 em março. Essa funcionalidade é basicamente a culpada pela alta geral do índice de abril (102,5 números) para o mês passado (101,6).
O cenário atual continua preocupante. Seu índice passou de 83,2 edições em março para 80,3 agora em abril. Segundo o levantamento, a falha no cenário existente exige cautela. Neste mês, 29,6% estavam em atraso ou muito inadimplentes, ante 28,9% em março. Poucos inadimplentes na nova pesquisa são 21,7%. No mês passado, o percentual foi de 20,2%. Já os que permaneceram sem dívidas, o percentual passou de 51% (março) para 48,6% (abril).
“O cenário de longo prazo voltou a um ponto positivo em abril e elevou o indicador geral das expectativas dos empresários de publicidade a um nível mais alto. No entanto, no momento, o não cumprimento é um temor e exige cautela”, afirma o diretor executivo do IFec RJ, João Gomes.