Criminosos usam o falso governo de Alagoas para sequestrar pagamento do IPVA

Seu navegador não usa iframes.

Criminosos usam notas falsas do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) e da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AL) para desviar notas de IPVA (Imposto sobre o Patrimônio de Veículos Automotores) de proprietários de veículos no estado. Por meio de um acordo patrocinado: aquele em que o dono da página pagará para que a plataforma “puxe” o post entre os usuários: os golpistas se oferecem para pagar o imposto com 20% de desconto.

Ao entrar nas páginas falsas (www. detran-al-com-br. blogspot. com e www. sefazal-gov. site/AL/ipva. php), o contribuinte é direcionado para um QR Code que o leva diretamente para alguma outra página de contrato de dívida. Nesse documento, os proprietários de veículos são orientados a fazer o pagamento do Pix em nome da empresa Pagamento Digital Ltda. , que nada tem a ver com o Detran ou com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AL) – os dois únicos órgãos estaduais que têm direito a obter o pagamento.

No sábado, a chefe da Sefaz, Renata dos Santos, informou que a secretaria abriu um Boletim de Ocorrência (BO) para denunciar o golpe. Segundo ela, essa não é a primeira vez que criminosos tentam mentir para os consumidores alagoanos por meio da ligação. da Secretaria da Fazenda”. Já tentaram fazer pelo WhatsApp, uma ferramenta que a gente não usa”, disse.

Ele orienta os proprietários de veículos a utilizarem a Sefaz (http://www. sefaz. al. gov. br/) ou o Detran-AL (https://www. detran. al. gov. br/) para configurar o pagamento do IPVA. “E o mais importante é saber que a redução dada pela Sefaz para pagar o imposto é de 5%. Qualquer ultrapassagem é errada”, disse.

Renata dos Santos também sugere que o contribuinte, caso tenha caído na armadilha do golpe, faça um BO e denuncie o caso à Defensoria Pública da Sefaz, no endereço https://e-ouv. al. gov. br /

Neste sábado (29), o delegado Sidney Tenório, da Comissão de Crimes Cibernéticos, nomeado por meio do Ministério da Segurança Pública para investigar o caso, informou que já foram tomadas medidas para detectar a localização da camada de Protocolo de Internet – que identifica um dispositivo na internet ou em uma rede local.

Sidney Tenório reforçou o apelo da Setaz para que os contribuintes se certifiquem de que estão na página certa online antes de fazer qualquer pagamento. “, sugere.

Conselho

Folha de Alagoas

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *