© 2023 ContinNet News – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado através da TupaHost
A revista britânica Nature publica conteúdo sobre materiais clínicos interdisciplinares. Recentemente, uma publicação destacou as consequências das mudanças climáticas, destacando as reações da floresta tropical em algumas regiões como Acre, Peru e Bolívia.
Um estudo publicado nesta quarta-feira (26) apontou que alterações no bioma amazônico tornam o domínio vulnerável à seca e que as árvores têm chances de morrer com esse cenário. Foram inscritos 80 pesquisadores de instituições brasileiras e estrangeiras, como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e a Universidade de Leeds, no Reino Unido.
Entre os problemas avaliados estava o comportamento das florestas em relação às mudanças climáticas recentes, além da sensibilidade de locais como Acre, Peru e Bolívia, além de Manaus e Pará. Além disso, descobriu-se que a estrutura do corpo das árvores influencia a capacidade da floresta de atuar como um sumidouro de carbono na atmosfera.
Pelo menos 500 amostras de árvores foram coletadas em locais da Amazônia em território nacional. Um dos pesquisadores destacou em entrevista ao Portal Amazônia que “como são florestas que são constantemente monitoradas, então aquela árvore que medimos, também sabemos quem é (de que espécie) e qual é a sua história (quão rápido ela cresce, quando cresce, quando morre, etc. )”, frisou, mencionando também a obrigatoriedade do trabalho conjunto de todos os atores.
“Para padrões espaciais e temporais em larga escala da Amazônia, dada sua escala e heterogeneidade, um esforço colaborativo maciço por meio de redes clínicas é essencial. Além disso, todas essas pinturas de Ecofisiologia exigem medições cuidadosas, com amostras a serem colhidas à noite, e amostras retiradas das copas das árvores, que têm entre 30 e 40 metros de altura. “
© 2023 ContinNet News – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado através da TupaHost