Trimestralmente são realizadas para reportar
ALEXANDRE PELEGI
Na quarta-feira, 24 de maio de 2023, a Câmara de Ouro Preto, cidade histórica de Minas Gerais, realizou audiência pública de responsabilidade pelas notas fiscais de subsídio tarifário ao Consórcio Rota Real.
O consórcio atua no transporte público de passageiros no município.
As reuniões para esse fim são realizadas trimestralmente, com a presença de representantes da Secretaria de Segurança e Trânsito; da empresa de navegação Ourotran e representantes do executivo municipal.
O secretário de Segurança e Trânsito, Juscelino Gonçalves, explicou que o município gastou apenas cerca de quatro milhões de euros para evitar que os usuários de Ouro Preto gastassem 39,7% a mais com as tarifas de ônibus, percentual que corresponde aos aumentos contratuais dos últimos anos.
“Para que aquele prédio caia no bolso do usuário, a prefeitura se apropriou do subsídio e subsidia esse valor, para que não pese”, explicou o chefe da pasta.
Para o vereador Vantuir Silva (PSDB), que presidiu a reunião, as instalações marítimas têm demandas que terão que ser atendidas.
“Temos observado que mesmo com o subsídio, a população dos distritos e subdistritos não é atendida integralmente. O subsídio é pago, mas o transporte terá que cobrir a todos. Vamos ter que fazer uma análise o mais rápido possível para que esse cenário seja resolvido, e vamos continuar cobrando”, explicou o prefeito.
Alexandre Pelegi, jornalista marítimo