A Cemig amplia o número de consumidores inscritos no programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). Atualmente, 1,4 milhão de famílias são beneficiadas pela iniciativa do Estado. Até 2022, mais de 600 mil novas famílias se cadastraram e a empresa continua promovendo uma série de projetos para garantir que aproximadamente 998 mil consumidores não cadastrados possam garantir uma redução de até 65% no preço da conta de luz. Belo Horizonte, Uberlândia e Montes Claros estão entre os municípios mineiros com maior número de famílias elegíveis e ainda não recebem o benefício.
Na região Norte de Minas Gerais, cerca de 200 mil famílias já são beneficiadas com esse desconto e 138 mil consumidores podem ser beneficiados. Montes Claros, São Francisco e Jaíba estão entre os municípios com maior potencial cadastral na região.
O TSEE obter vantagens é para famílias inscritas em programas sociais federais. Comunidades indígenas e quilombolas também podem participar. A partir de janeiro de 2022, com a regulamentação da Lei 14. 203/2021, as famílias inscritas no Cadastro Único da União (CadÚnico) que têm direito ao TSEE obtêm benefícios, quando são conhecidas pela distribuidora, são cadastradas, sem a necessidade de fazer um requerimento por meio do cliente.
Atualização do Registro
A chefe de cadastro e gestão de faturamento de visitantes da Cemig, Amanda Mascarenhas, explica que os consumidores precisarão manter seu cadastro atualizado na base de conhecimento do governo federal, para garantir sua inclusão automática nos benefícios da obtenção. para obter vantagens chega à Cemig por meio do conhecimento do cadastro de solteiros, a falta de atualização desses dados junto ao governo federal pode resultar no cancelamento das vantagens de obtê-los”, alertou.
O gestor especifica ainda que o círculo de familiares pode beneficiar da dedução da tarifa social numa única unidade de cobrança e que não é obrigatório ser titular da fatura de eletricidade. “É fundamental deslocar-se à Cemig para solicitar acesso aos benefícios caso não seja correntista. Basta dizer que esse bem tem um beneficiário do programa social, sem querer substituir o correntista”, aconselha.
Identificação na conta de luz
Amanda Mascarenhas explica como o visitante merece continuar se já estiver usufruindo dos benefícios da tarifa de energia social. “Para verificar se você já é cadastrado, basta marcar a caixa ‘subclasse’ na sua última conta de luz. residência de baixa renda’, essa unidade cliente já está cadastrada e recebendo o benefício”.
Requisitos
Para beneficiar da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), as famílias devem atender a uma destas 3 condições:
– Estar inscrito no CadÚnico, com círculo de fontes familiares de renda de até o valor do salário mínimo de acordo com ele; ou
– Estar inscrito no CadÚnico, com um círculo de fontes familiares de renda mensal de até 3 salários mínimos, que possuam
doença ou patologia cujo remédio ou ato médico exija o uso ininterrupto de aparelhos elétricos; ou
– Ter um círculo de familiares filiados ao Benefício de Assistência Social Continuada (BPC), usuário idoso ou usuário com deficiência.
Para mais informações sobre o cadastro no CadÚnico, o visitante deve acessar o corredor local da cidade ou acessar a página do Ministério da Cidadania no endereço www. gov. br/cidadania.