A Fenabran (Federação Brasileira de Bancos) emitiu um alerta sobre um novo tipo de golpe implementado por meio de golpistas, que prometem empréstimos em condições simples. Com uma sociedade digitalizada, os ladrões estão criando novas abordagens para desgastar os golpes.
A novidade da praça é o empréstimo falso amplamente divulgado na internet. Segundo a Fenabran, os bandidos criavam páginas falsas para oferecer empréstimos inexistentes.
“As organizações criminosas se passam por falsos estabelecimentos e estão oferecendo empréstimos em condições muito vantajosas, na maioria dos casos, prometendo dinheiro simples para pessoas negativadas”, explica a nota.
Quando o usuário conclui o cadastro nesses sites fraudulentos, os bandidos entram em contato e pedem que ele assine um suposto contrato. No entanto, o usuário percebe e coloca cláusulas que impõem multas, em caso de desistência.
Eles fazem ameaças e dizem que vão mandar a ligação do cliente para a agência de cobertura de crédito para negativar.
No entanto, para liberar o empréstimo falso, os golpistas exigem o pagamento de taxas e impostos e dizem que a prática ocorre no mercado.
“Não existe empréstimo em que o usuário tenha que fazer qualquer pagamento antecipado, seja de impostos, preencher uma ficha de cadastro ou fingir adiantamentos parcelados. Esse tipo de técnica é um golpe. Em todas as operações normais de crédito, o visitante recebe o dinheiro. e não tem nada a pagar”, alerta Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção à Fraude da Federação.
Além disso, Volpini lembra ainda que o visitante deve desconfiar de sites da internet que estejam oferecendo empréstimos em condições vantajosas. “Sempre olhe e verifique se o estabelecimento está legal por meio do Banco Central para estar oferecendo empréstimos”, alerta.
Procurada, a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) informou ao Jornal Midiamax que ainda não tem conhecimento desse tipo de fraude implementada em Mato Grosso do Sul.
Para saber como identificar fraudes e evitar obter um empréstimo falso, você quer saber os critérios para verificar a confiabilidade de um empreendimento monetário. É aconselhável não fechar o empréstimo na primeira troca verbal com o funcionário, mesmo que isso implique uma condição menos favorável.
Quando você receber uma ligação ou mensagem na Internet fornecendo dinheiro e bens, descubra a origem da chamada. Pergunte também como o usuário recebeu seus dados privados, como ele tocou neles, pegue o número de telefone da empresa e diga que você vai tocar diretamente no estabelecimento e procurá-lo.
No golpe do empréstimo falso, os criminosos aplicam valores abaixo do mercado. Nesse caso, tenha cuidado. Se a negociação for muito vantajosa ou com as taxas de juros que são praticadas no mercado, ative o alerta vermelho e continue.
Faça depósitos ou transferências até ganhar um valor. Nenhum estabelecimento confiável pede adiantamento para liberar o dinheiro. Bancos e estabelecimentos de dinheiro cobram taxas de serviço ou depósitos para esse tipo de transação. Além disso, todos os encargos e taxas estão incluídos no valor emprestado.
Uma tática comum para fraudadores é solicitar que o valor da primeira parcela seja transferido para a conta do administrador do domínio para agilizar o processamento interno. No entanto, se houver essa ligação, desconecte-se e comunique o golpe à instituição.