23/05/2023 10:12, atualizado em 23/05/2023 11:31
O Hospital Regional Asa Norte (Hran) é referência no Centro-Oeste para o acompanhamento da doença trofoblástica gestacional, condição que impede a progressão da gestação e coloca em risco a vida das gestantes. das 14:00 às 18 h, e às sextas-feiras, das 8 às 12 h.
Também conhecida como mola hidatiforme ou gravidez molar, a doença tem causas ainda desconhecidas e ocorre quando há fecundação do óvulo, o que pode levar a uma gravidez sem embriões. Havendo ou não, a progressão do feto não ocorre. .
Em alguns pacientes, a doença se manifesta como câncer, com a opção de afetar outros órgãos e até levar à morte. O diagnóstico traz uma notícia sensível para as mães: significa que a gravidez não evoluirá e que o remédio com toda a probabilidade será a quimioterapia. necessário. Apesar disso, se bem tratada, a mola hidatiforme é absolutamente curável.
Também chamada de mola hidatiforme ou gravidez molar, a doença tem motivos ainda desconhecidos e ocorre quando há fecundação do óvulo Foto: skynesher/Getty Images
A doença pode levar à gravidez sem embriões. E se houver uma progressão fetal ou ocorrer o Array Unsplash
Hospital Regional Ala Norte (Hran)Rafaela Felicciano/Metrópoles
Apesar de desconhecida, a doença não é incomum. No Brasil, estima-se que um caso de gravidez molar seja um em cada 400 gestações. A idade é um dos principais fatores de ameaça, pois o diagnóstico é mais provável de ocorrer em mulheres com pelo menos 35 anos de idade.
O principal controle de seguimento é o beta HCG (gonadotrofina coriônica humana). Com base no resultado, é imaginável identificar a permanência da “mola” no útero, mesmo após aspiração de células anormais.
Cerca de 20% das mulheres querem completar o procedimento com quimioterapia, para evitar a disseminação dessas células para outras partes do corpo. A partir daí, o monitoramento do beta HCG é mantido: inicialmente, semanalmente; depois mensal; e apesar de tudo anualmente.
Com o remédio apresentado por meio de Hran, existem táticas para que a gestante recupere seu condicionamento físico e, se lhe convier, viabilize a gravidez.
Com Agência Brasília
Quer ficar atento a tudo o que acontece na praça?Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo!Basta navegar até o canal: https://t. me/metropolesurgente.
Denuncie ou recomende uma matéria sobre o WhatsApp do Distrito Federal do Metrópoles DF: (61) 9119-8884.
Metrópoles reuniu a equipe Vida
Descubra o que as estrelas prometem para o seu logotipo na semana de 29 de maio a 4 de junho
A temporada outono/inverno 2023 continua com apostas em moedas quentes, com um toque de sofisticação. Ver
Em entrevista ao Metrópoles, Kátia Schweickardt explica como são as desigualdades e o racismo no país na Educação
Lula registrou 394 processos judiciais de racismo entre janeiro e maio. Na mesma época do ano passado, havia 203 casos com esse problema.
Todos os direitos reservados