O coordenador do Hemosul recebe doações de sangue nesta sexta-feira (12) e sábado (13), para atender a demanda nos hospitais de Mato Grosso do Sul. A rede tem baixa fonte de sangue e está em situação emergencial por tipos “O” negativos
Em Campo Grande, as doações podem ser feitas para o coordenador do Hemosul, a Santa Casa e o hospital regional. No interior do estado, equipes de coleta atuam em Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã, Paranaíba e Coxim.
Para o coordenador do Hemosul, as doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h às 12h. No Hospital Regional, o horário de funcionamento é das 7h às 12h, de segunda a sexta-feira.
Para fazer uma doação, basta apresentar-se na unidade com documentos não públicos, estar bem alimentado e com boa saúde. Os doadores devem ter entre 16 e 69 anos e pesar 51 kg ou mais. , é vital estar atento à interrupção das vacinas contra a Covid. Pessoas que foram vacinadas com a Coronavac podem doar após 48 horas após a aplicação. Vacinados na Astrazeneca, Pfizer e Janssen, eles terão que se separar.
O Hemosul também insiste que doenças respiratórias tornam o doador indigno enquanto doente. Os homens podem doar sangue até 4 vezes ao ano com um período mínimo de dois meses. As mulheres podem doar até 3, com prazo mínimo de 3 meses.