A criação de um muro eletrônico é um dos objetivos de Guarujá para aumentar a segurança e inibir a violência. Recentemente, o corredor da cidade passou a ter câmeras de vigilância prolongadas no domínio do distrito pernambucano. A iniciativa faz parte de um acordo de cooperação técnica com participação colocal. São 59 câmeras de vigilância, 42 fixas, treze celulares e 4 câmeras com reconhecimento de placas.
No total, 20 mil metros de fibra óptica cobrem a região, somando 12 mil ao longo da Avenida Dom Pedro I, passando pela Avenida Atlântica, Av. Além dos 8 mil metros da Praia da Enseada.
Guarujá conta com cerca de 2. 010 câmeras, instaladas em mais de 70 públicos. Nos últimos anos, a instalação de câmeras se expandiu, com 128 câmeras em vias urbanas, nos espaços publicitários de Vicente de Carvalho, Pitangueiras e Astúrias. Além da periferia da Enseada.
As fotografias são enviadas para o Centro Integrado de Segurança (CSI) do Morro da Campina. O CSI é coordenado por meio do Monitoramento e Análise de Informações de Guarujá, vinculado à Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon).