Representantes de Mato Grosso levam projeto têxtil para Pernambuco

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico participou do projeto técnico do cluster têxtil do Agreste de Pernambuco, nos municípios de Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe. O projeto envolveu prefeitos e secretários de 15 municípios, além de representantes da Associação dos Municípios de Mato Grosso (AMM), Fecomércio e Federação das Indústrias (Fiemt).

O objetivo da visita técnica, realizada entre quarta-feira e ontem, é identificar as perspectivas socioeconômicas que podem anunciar o avanço das regiões de Mato Grosso, como a Baixada Cuiabana e o Médio Norte. O projeto contou com projetos produtivos semelhantes ao setor de confecção, como as feiras de Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, a indústria de tecelagem e a fabricação de camisas e camisetas, além de serviços de bordados e lavanderia comercial.

O superintendente de sistemas de incentivos da Sedec, Adoniram Magalhães, que está em Pernambuco, ressalta que Mato Grosso é o maior produtor nacional de algodão, porém, existe toda a cadeia da indústria têxtil no estado. É por isso que os incentivos e metas governamentais são inspirar as empresas a estabelecer fios, tecidos, tinturaria e vestuário.

“O projeto é fundamental porque podemos perceber como essas cidades, que visitamos, se tornaram referência para a indústria do vestuário e como podemos avançar do vestuário em Mato Grosso, o que pode estimular a aceleração da verticalização do algodão”, disse o superintendente.

As indústrias têxteis estão incluídas no Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Prodeic), cujo lucro varia de 40% a 90%.

“Mato Grosso tem um cenário quente e favorável. Temos bons programas de incentivos fiscais, e o governo tem investido em infraestrutura, e assim por diante. Tudo isso também promove a expansão da indústria têxtil. Trocamos sabedoria com outros estados sobre o processo produtivo, capacitação, por exemplo, e esse intercâmbio promove relações setoriais, visitas e é uma oportunidade de dar a conhecer a perspectiva do setor têxtil em Mato Grosso para o Brasil, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda.

Só Notícias é o primeiro jornal online do interior de Mato Grosso, distribuído há 23 anos com informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *