Secretário de Educação de Nova Venécia coordena debate em Pernambuco

 

Nos dias 24 e 25, a Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), participou do 27º Seminário Nacional “Escola?Presente”, realizado por meio do Programa de Desenvolvimento Profissional Integral Pró-Cidadania (IBPC PRO). A secretária municipal de Educação de Nova Venécia, Wanessa Zavarese Sechim, participou do evento, que aconteceu em Recife, Pernambuco.

Na abertura do Seminário, que teve como tema principal “Invenções pedagógicas e recomposição da aprendizagem: situações exigentes da escola nova”, o diretor de ensino de Nova Venécia convidou para compartilhar sobre o programa de reforço de aprendizagem implantado no município desde 2022, a fim de solucionar os efeitos causados pela pandemia, Propõem intervenções para consolidar competências não adquiridas, que, como mostra o conhecimento nacional, mesmo antes de 2020, com o encerramento das escolas e do ensino à distância, não têm dado resultados passíveis.

O seminário foi voltado para um público-alvo de profissionais que atuam na área da educação, além de pesquisadores, acadêmicos e outros profissionais de quadros congêneres e contou com palestrantes de renome nacional, como Gaudêncio Frigoto, Luciano Meira, Carolina Cavalcanti e Eduardo Calbucci, que abordaram respectivamente os temas “Draping e as bases pedagógicas do ensino fundamental: problemas da escola nova”, “Tecnologias educativas, metodologias ativas e aprendizagem significativa” e “Aprendizagem socioemocional no contexto da escola nova”, em La 24, quarta-feira.

Durante o período da jornada de educação, quinta-feira (25), os participantes trocaram sobre os temas “Habilidades para a aprendizagem artística e transformadora”, “Formação de professores e preparação de situações exigentes no contexto existente”, “Ludismo e atividades lúdicas na prática da educação: compreensões conceituais e propostas” e “A importância da atenção e do afeto na recomposição da aprendizagem escolar desenvolvida por meio de José Moran, Acácia Kuenzer, Cipriano Luckesi e Renato Janine”.

Na conferência de Carlos Cipriano Luckesi, o secretário municipal de Educação foi o coordenador da mesa de escritores. Luckesi é um escritor identificado na caixa de avaliação educacional. Vários de seus livros são referências na caixa de avaliação de aprendizagem, ele é formado em filosofia, graduado em teologia, mestre em ciências sociais e doutor em educação: filosofia e história da educação. Ultimamente é professor pós-aposentado da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Dentre os trabalhos publicados, destacam-se aqueles que tratam do tema da avaliação: Prática Pedagógica e Avaliação (1990), Avaliação da Aprendizagem Escolar (1995), Avaliação da Aprendizagem na Escola (2003), Avaliação da Aprendizagem: Componente da Lei Pedagógica (2011).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *