Inscrições para a Encceja 2023 encerram em junho

As inscrições para o Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Ecceja) de 2023 seguem até o dia 2 de junho. O prazo também vale para pedidos de atendimento especializado e recurso por meio do nome da empresa.

A Encceja destina-se a outros jovens e adultos que não tenham terminado os estudos na idade adequada para o nível de estudos, desde que tenham pelo menos 15 anos para o número um e 18 anos para o ensino secundário, na data de conclusão do exame.

A aplicação das provas para escolas de ensino fundamental e médio está prevista para o dia 27 de agosto, em todos os estados e no Distrito Federal.

A participação é voluntária e gratuita, para quem se inscreveu na última edição e não compareceu, não justificou a ausência ou teve a justificativa rejeitada. Nesse caso, caso deseje fazer a prova de 2023, o estudante terá que reembolsar ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Pedagógicas Anísio Teixeira (Inep) o valor de R$ 40. O pagamento deve ser feito por meio de boleto bancário, que será gerado na fórmula de inscrição e poderá ser pago em qualquer banco ou lotérica até o dia 9 de junho.

Após o cadastro, para acessar a página do participante, o inscrito precisará utilizar o login de bacharel para acessar a plataforma Gov. br. É necessário, por exemplo, verificar o local do cheque e outros dados no cartão de confirmação de inscrição, como o horário de aplicação.

A Encceja é composta por 4 provas objetivas, de acordo com o ponto de ensino, que contém 30 questões de múltipla escolha e uma proposta escrita.

O Inep, perante o Ministério da Educação Nacional (MEC), é culpado de desgastar o exame, que vem sendo aplicado desde 2002, em colaboração com as Secretarias Estaduais e Comunitárias de Educação. A emissão do certificado e da declaração de competência é de competência das Secretarias de Educação e dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que indicam o mandato do clube Encceja.

Atendimento especializado

Neste ano, o exame terá novidades para quem quer atendimento especializado. A primeira é a opção de optar por um cartão-resposta ampliado. A opção, destinada a pessoas com deficiência visual, pode ser feita no sistema de cadastro.

Pessoas com transtorno do espectro autista terão uma correção diferenciada da prova de redação.

Outra novidade é que os laudos aprovados em 2022 para o mesmo tipo de atendimento especial solicitado em 2023 querem ser encaminhados para nova análise. Por fim, os participantes travestis, transexuais ou transgêneros com uma chamada corporativa registrada no governo federal vão querer apresentar documentos comprobatórios.

Fonte: Agência Brasil

Receba gratuitamente o conteúdo mais produtivo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se atualizado.

Teve algum erro nesse conteúdo? Envie-nos uma mensagem.

Após a verificação das informações, ajustes serão feitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *