Mato Grosso do Sul terá alerta de vigilância da gripe aviária

Mato Grosso do Sul criará uma fórmula de alerta para monitorar a gripe aviária que envolverá órgãos federais e estaduais de defesa agropecuária, indústria, avicultores, entidades como a Famasul, polícia do exército ambiental e defesa civil. A ação foi explicada por meio do governo estadual nesta sexta-feira (26) após uma videoconferência com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e a equipe de defesa agropecuária do Mapa com os órgãos de fiscalização e fiscalização da aptidão animal de todos os conjuntos da federação do país.

 

 

De acordo com o secretário-titular da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck), desde fevereiro de 2023, quando surgiram os primeiros casos da doença em animais silvestres na Bolívia, o Serviço Estadual de Defesa da Saúde Animal, representado por meio do Iagro (Instituto Estadual de Defesa da Sanidade Animal e Vegetal) e do Mapa, lançaram uma ação conjunta com barreiras sanitárias e uma fiscalização em Corumbá. Mais recentemente, com a detecção de surtos no Paraguai, barreiras de inspeção também foram instaladas nas cidades. de Ponta Porã, Bela Vista e Porto Murtinho e ativaram grupos para orientar a população sobre os perigos da gripe aviária.

 

“Agora vamos elaborar um decreto para criar uma fórmula de alerta e acompanhamento para ter uma ação conjunta, além dos órgãos de defesa. O conceito é envolver outras pessoas da indústria, avicultores, Famasul e agora também viremos com a Defesa Civil e a PMA nas ações, em caso de surtos de aves silvestres. Por isso, faremos fiscalização e orientação não só na divulgação de aves, mas também em termos de cautela com aves silvestres”, acrescentou.

 

O secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Rogério Beretta, participou do encontro. O superintendente federal de Agricultura (FSA/MS) do Mapa, Celso Martins, acompanhou a transmissão.

Aumento da pecuária

Nos últimos 10 anos, a produção agrícola perdeu R$ 287 bilhões devido a desastres fitoterápicos

Showtec termina com seiscentos milhões de reais em transações

O processo de atualização cadastral e declaração de rebanhos em Mato Grosso do Sul está chegando ao fim

É introduzido nos Estados-Membros um curso especial de escuta e brochuras com o objectivo de prevenir e combater a violência sexual infantil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *