Com o avanço das obras de duplicação, a Prefeitura de Apucarana instalou uma “sinalização de segurança” no trecho urbano da PR-340 e BR-376, acrescentando a chamada “saída para Curitiba”, no trecho da Avenida Minas Gerais, do Estádio Municipal Olímpio Barreto até o Viaduto do Contorno Sul.
O prefeito da Femac anunciou que o segmento está recebendo duplicação de pinturas, em um investimento de cerca de 10 milhões de reais, com recursos do Sistema de Financiamento Municipal (MFS). entre a pista dupla e a traseira do Núcleo Adriano Correia. A pintura da estrutura da primeira rotatória também começou, essa nova sinalização visa proteger motoristas e pedestres, além do pessoal que interfere nas pinturas, afirma o jovem prefeito da Femac.
Realizadas inteiramente com recursos e agentes da Secretaria Municipal de Transportes, Transporte e Inovação (STTI), as intervenções consistiram em nova sinalização horizontal e vertical, além do posicionamento de cones e tambores para canalizar o tráfego.
“No trecho sinalizado, a circulação – que antes era feita para 3 faixas – agora é de duas faixas, por isso pedimos paciência e atenção redobrada a todos que transitam pela área. É uma frente e saída vital das pessoas e também recebe muito trânsito urbano”, disse Carlos Mendes, secretário da pasta, pedindo respeito aos sintomas e alívio da velocidade. “Também é importante destacar que a intervenção realizada pelo corredor da cidade tem autorização da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que é legalmente responsável por examinar o trânsito no trecho em construção”, diz.
Duplicação – A duplicação inclui um sentido da Praça Tibagi (em frente ao Estádio Municipal Olímpio Barreto) até o Viaduto do Contorno Sul. O segmento chamado de saída Curitiba, que corresponde a quase dois quilômetros, terá pista dupla nos dois sentidos, um cume central, uma pista para motocicletas e iluminação em LED, além de 3 rotatórias, no campus da Unespar/Fecea, Recanto do Lago e um terceiro, maior e de formato alongado para permitir que Adriano Correia, Fariz Gebrim e Indústria Paranatex.
O município de Apucarana é responsável por fiscalizar e acompanhar as obras, enquanto o setor técnico da Paranacidade -governo estadual- mede periodicamente a programação dos serviços.