Programa Mais Médicos oferece 371 vagas para Minas Gerais

Atualizado em 24/05/2023 às 15:09

As inscrições para o programa Mais Médicos estarão abertas a partir de sexta-feira, 26 de maio, com preferência para profissionais brasileiros formados no país. O Ministério da Saúde divulgou um boletim com 5. 970 vagas distribuídas em 1. 994 municípios de todas as regiões do Brasil. Dessas vagas, 371 são destinadas a Minas Gerais, para 176 municípios do estado. Na região Sudeste, serão 1. 787 vagas.

Na região, com exceção de Juiz de Fora, há vagas para os seguintes municípios: Cataguases (1), Leopoldina (1), Dona Euzébia (1), Além Paraíba (2), São Sebastião da Vargem Alegre (1), Ubá (1) e Viçosa (4). Astolfo Dutra, Itamarati de Minas, Miraí e Muriaé não estão na lista de vagas do programa divulgada pelo Ministério da Saúde. Já o Médicos, que visa garantir atendimento médico basicamente em regiões onde o atendimento físico é precário, oferece oportunidades de qualificação e melhoria para os profissionais, além de incentivos e benefícios para as áreas mais vulneráveis.

Além dos médicos brasileiros inscritos no Brasil que terão preferência na seleção, também poderão participar brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, que continuarão ocupando cargos no Cadastro do Ministério da Saúde (RMS) nas vagas preenchidas por meio de médicos registrados no país. As inscrições seguem abertas até o dia 31 de maio e a previsão é que os profissionais comecem a funcionar nos municípios no final de junho.

Para o secretário de Atenção Primária à Saúde, Nésio Fernandes, as invenções incorporadas por meio do Mais Médicos neste ano visam atrair e cotar os profissionais que participam do programa e, assim, garantir o atendimento da população e das comunidades”. O Mais Médicos disponibiliza cerca de 6 mil vagas no programa e quem participa tem a possibilidade de garantir formação em medicina de círculo familiar e rede. Nosso objetivo é que os profissionais cadastrados no Brasil preencham as vagas e por isso temos a ideia de muitas estratégias de incentivo”, afirma.

Além da oportunidade de se qualificar, todos os participantes podem obter incentivos para permanecer no programa, e aqueles que são afetados em áreas de extrema pobreza e vulnerabilidade, de acordo com a oferta pública feita, obtêm um percentual maior.

Para se inscrever, os profissionais só acessam o Sistema de Gestão de Programas (SGP) entre os dias 26 e 31 de maio em https://maismedicos. saude. gov. br. Após a validação da inscrição, de 1º a 5 de junho, os candidatos devem se inscrever em até duas vagas de sua preferência.

Na premiação dos profissionais, serão levados em conta critérios como titulação, formação e experiência anterior na função. E, por uma questão de igualdade, será dada preferência aos candidatos que moram mais perto do emprego na Mais Médicos, aos que têm o tempo máximo desde o início e aos que são mais velhos.

Médicos da região participam de assembleia da UREZOMA em Cataguases

Fonte: Ministério da Saúde | Foto: Pexel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *