A aeronave em que a Polícia Federal apreendeu, no último sábado (27), os 290 quilos de gambá prestes a serem transportados para o município de Petrolina, em Pernambuco, segundo a Revista Fórum, é de plantão do ex-deputado e pastor Josué Bengtson, que também é tio e padrinho político de Damares Alves (Republicanos-DF), ex-ministra da Família no governo Bolsonaro (2019-2022) e ultimamente senadora pelo Distrito Federal.
VER MAIS
Em nota, a assessoria de imprensa de Damares indicou que Josué é seu tio e que o senador tomou conhecimento, na manhã desta segunda-feira (29), do caso ocorrido na capital paraense. “Damares Alves entrou em contato com o círculo de parentes e relatou que a denúncia à Polícia Federal por carga suspeita carregada na aeronave havia sido feita por meio dos culpados da aeronave, ou seja, através da própria Igreja. Em seguida, a Polícia Federal apreendeu o caso e tomou as medidas cabíveis”, disse a equipe de Damares. .
De acordo com os principais pontos revelados através do Foro, Josué é um líder não leigo na igreja quadrangular do Pará, à qual pertenceria o avião monomotor. O próprio estabelecimento mostrou a propriedade da aeronave e se pronunciou, por meio de nota, neste domingo (28). ), afirmando que, assim que tomou conhecimento das atitudes suspeitas de um ex-funcionário, acionou a PF para tomar as providências cabíveis.
A aeronave foi avistada por agentes federais em um hangar de voo pessoal no Aeroporto Internacional de Belém, onde aguardava para decolar. Com base em dados de inteligência do núcleo policial do aeroporto da PF, soube-se que havia um carregamento de entorpecentes com plano de voo para Petrolina (PE). Minutos antes da decolagem, marcada para as 7h30, o policial antidrogas se aproximou enquanto caminhava do pátio até a aeronave.
“Um jovem, que no passado havia providenciado limpeza no avião, abordou nosso piloto antes de pegar um voo para levar partes do trator para uma cidade rural. Na noite do dia 26, esse jovem acessou o avião, sem autorização do hangar ou de nós, e colocaram a carga lá dentro”, começa a igreja.
“Quando soubemos que ele tinha feito isso sem a nossa permissão, descobrimos que a atitude era muito suspeita. Chamamos a Polícia Federal, fizemos uma denúncia e pedimos que fossem tomadas as providências cabíveis. A PF atuou temporariamente e a ação prosperou. Foi quando descobrimos o que é o contentArray”, acrescenta a nota.
A PF comunicou, nesta segunda-feira (29), que até o momento, ainda não há depoimentos semelhantes ao caso. O caso está sendo investigado pela autoridade federal, que não comenta as investigações em andamento.
Paulo Bengtson, filho de Josué, foi procurado para comentar a postagem da Revista Fórum. Aos editores de O Liberal, ele disse que Josué é apenas tio de Damares. Sobre o suposto dever do pai pelo avião, o chefe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Minas e Energia (Sedeme), negou dados semelhantes aos da mãe e disse ainda que a Igreja Quadrangular tem apenas um avião. Paulo Bengtson preferiu não avançar aos principais pontos “para não atrapalhar as investigações e sanções dos envolvidos”. .
A carreira política de Damares Alves foi impulsionada por seu tio, Josué Bengtson, segundo o Fórum. alguma outra esfera política e devota. Na década de 1990, Damares foi pintar no local de trabalho de Josué Bengtson (PTB-PA), segundo depoimento da revista.
Josué e Paulo, que também é ex-deputado federal e, mais recentemente, membro do governo do Pará, teriam dito ao Fórum que sabiam que o gambá seria carregado no avião.
EQUIPAMENTO
GRUPO LIBERAL
AMAZONA
FM LIBERAL
CONTEÚDO PATROCINADO
Libplay
COLUNAS E BLOGS
LIVRARIA
ÚLTIMO
BELÉM
DURANTE
POLÍCIA
POLÍTICA
ECONOMIA
BRASIL
ESPORTES DE
GANHAR
CULTURA