A multinacional anunciou hoje que vai investir R$ 100 milhões para instalar uma fábrica de nutrição animal em Primavera do Leste (231 km de Cuiabá). Presente em 70 países, a multinacional vai aderir ao imposto obtém vantagens da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) para que a proteína do sal que será produzida por meio da nova planta obtenha vantagens do incentivo.
“Globalmente, empregamos mais de 150 mil pessoas e, no Brasil, estamos presentes em 17 estados, mas Mato Grosso é um dos pilares da nossa expansão no país. Agradecemos ao governador Mauro Mendes, pois ganhamos incríveis do Estado e também do Município de Primavera do Leste. Se estamos aqui, é porque há uma parceria público-privada”, disse a diretora de relações governamentais da empresa, Lívia Dutra.
A nova unidade utilizará o DDG, subproduto da fabricação de etanol de milho, como matéria-prima para a fabricação de suplementos de capim para bovinos de corte. As pinturas devem ser concluídas até o final de 2024 e a fábrica deve começar a operar no início de 2025.
O prefeito de Primavera do Leste, Leonardo Bortolin, disse que o governo estadual “criou a situação para Mato Grosso continuar crescendo e se industrializando e Primavera do Leste continua com isso. A Sedec tem ajudado a atrair novas equipes e novas corporações e depois esses empresários vão conhecer as comunas. Da mesma forma, quando há empresas interessadas em fazer um investimento em Primavera, recorremos à Sedec para dar incentivos fiscais para que os induscheck outs se instalem em nossa cidade”, disse.
O diretor de nutrição para a América Latina da multinacional, Maurício Ferreira, disse que 85 trabalhadores já serão contratados nas obras da fábrica e que, quando o primeiro nível da fábrica entrar em operação, haverá cerca de 60 empregos diretos.
“A unidade foi projetada com vistas à expansão e com capacidade para dobrar a produção, devido ao perfil da região geradora Primavera de Leste, que evoluiu de forma estruturada. Esse número de trabalhadores pode aumentar com a implantação de mais turnos, se necessário”, explicou.
Ainda no primeiro semestre deste ano, uma usina de etanol de milho e DDG deve entrar em operação no município. A secretária de Estado interina de Desenvolvimento Econômico, Eulália Oliveira, destacou que a empresa criou no município em 2009 a soja, produz farelo e óleo de soja, além de refinar e envasar óleo, e tem continuado aderindo ao progresso do estado.
“Investimentos como esse merecem ser comemorados, pois além do efeito econômico, têm efeito direto no desenvolvimento social. A Primavera do Leste é um exemplo a ser seguido na cadeia do milho, com plantio, beneficiamento e reaproveitamento de subprodutos”, disse Eulália.
Ele destacou ainda que o governo estadual está vendendo um cenário favorável para investimentos, não só com incentivos fiscais, mas com um programa de qualificação com o Ser Família Capacita e o Ser Família Vivienda, que vai construir 40 mil moradias no estado, além de investimentos em estradas, adaptação com a estrutura de novos hospitais, permitindo que outras pessoas se instalem no estado. desde que haja qualidade de vida.
Só Notícias é o primeiro jornal online do interior de Mato Grosso, distribuído há 23 anos com informações.